Dezenas de milhares de fiéis enfrentaram o frio e se reuniram ontem à noite para uma Missa Devocional à Nossa Senhora de Lourdes, presidida pelo Frei Gilson. A celebração lotou a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes e também a praça Rui Barbosa, em Apucarana.
O bispo Dom Carlos José de Oliveira abriu a celebração e agradeceu a presença do Frei Gilson em Apucarana. “Muito obrigado pelo seu carisma, pela sua vida doada à Igreja no Brasil e também fora dele. Nós o acolhemos com muita alegria, agradecendo porque na sua agenda o senhor reservou esta noite para nós. Muito obrigado pela sua vida a nós doada”, declarou o religioso.
Frei Gilson destacou alegria em estar em Apucarana pela segunda vez em tão pouco tempo. Ele esteve no final de 2023 na cidade. O frei, que é um fenômeno nas redes sociais, onde soma milhões de seguidores, pediu também alegria aos fiéis que acompanhavam a Santa Missa: “Vamos viver esta noite com a alegria do coração, com o máximo de intensidade que a gente puder”, afirmou o religioso.
A celebração começou a movimentar a cidade desde as primeiras horas do dia. Desde às 6 horas da manhã já dava para encontrar pessoas em frente às portas da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes para garantir lugar na igreja, que abriu suas portas as 10 horas.
A primeira da fila foi Joelma Aparecida Marques, moradora de Rosário do Ivaí, que acordou às 3 horas para não correr o risco de perder a chance de acompanhar a celebração próxima do religioso. “Quero ficar bem pertinho e ver ele pessoalmente”, disse a católica.
Joelma conta que acompanha todas lives do Frei e reconheceu a mudança que teve em sua vida através das orações. “Acompanho o frei desde a doença da leucemia da minha filha, há um ano. O que não vivi em 52 anos, estou vivendo em um ano. A oração do frei Gilson foi o nosso sustento”, acrescentou.
A missa atraiu devotos de várias cidades da região. Moradora de Paranavaí, a estudante Haira Barros Garcia Martins, de 11 anos, chegou com a mãe já na tarde de domingo (10). “Faltei na escola porque nunca que iria perder o Frei Gilson, sempre acompanho ele em tudo. Acho que ele tem uma voz e uma paz que traz muita tranquilidade”, contou a adolescente.
Uma ampla estrutura com telões, tendas foi montada no entorno da Praça Rio Barbosa para que os devotos acompanhassem a cerimônia.
Durante a tarde, vários ônibus com devotos chegaram ao município e foram orientados para estacionarem nas proximidades do Lagoão. A praça começou a ser ocupada durante a tarde, quando muitos fiéis começaram a se dirigir ao local.
Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal e agentes de trânsito fizeram a segurança do evento e orientaram a população. (COLABORARAM LOUAN BRASILEIRO E LIS KATO)