A Copa do Mundo de Futebol feminino deve alterar o funcionamento de órgãos estaduais e federais. Ontem o governador em exercício, Darci Piana, assinou decreto que estabelece orientações sobre o expediente nos órgãos estaduais nos dias de jogos da Seleção Brasileira na competição, que inicia hoje. (ver matéria nesta página). A normativa estabelece às instituições que integram a administração pública do Paraná horários excepcionais de trabalho aos servidores do executivo estadual, garantindo a manutenção das atividades consideradas essenciais.
Esta é a primeira vez em que haverá mudanças no expediente dos órgãos estaduais durante o campeonato mundial feminino de futebol, seguindo uma prática que já é adotada nos jogos da seleção masculina. Pelo decreto, o expediente iniciará três horas depois do início de cada jogo. A estreia das jogadoras brasileiras na Copa será na próxima segunda-feira (24), às 8h do horário de Brasília, contra a seleção do Panamá. Com isso, o expediente neste dia será das 11h às 18h.
O governo federal também publicou uma portaria autorizando que servidores públicos mudem o horário do expediente para acompanhar os jogos das brasileiras no mundial.
Já no setor privado, o mundial não terá o mesmo impacto. Em Apucarana não há nenhuma previsão de alteração do funcionamento do comércio e das indústrias de confecções, segundo consulta da reportagem ao Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale).