CIDADES

min de leitura - #

Mutirão oftalmológico nas escolas de Arapongas já atendeu 5,5 mil alunos

Da Redação

| Edição de 26 de setembro de 2024 | Atualizado em 26 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O mutirão de atendimento oftalmológico para alunos da rede municipal de Arapongas já alcançou 5.597 alunos - do 1º ao 5º ano (incluindo classes especiais). A informação foi confirmada ontem em balanço da Secretaria Municipal de Saúde. Dos mais de 5 mil alunos atendidos, 1.093 passaram por exames complementares e, 929 alunos foram diagnosticados e receberam óculos.

A nova remessa de entregas dos óculos começou ontem e encerra hoje. “Dessa forma, o município consolida uma iniciativa que contemplou todos os alunos dos 5º anos em 2022 e 2023 e já havia atendido mais de 2 mil crianças durante o período”, afirmou o secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, enalteceu novamente a iniciativa, considerada inédita no município. “É o maior projeto de saúde da história já implantado na Rede Municipal de Educação. Esse é um dos maiores legados que estamos deixando e esperamos que o projeto possa ter continuidade nos próximos anos. Não há nenhuma cidade no Paraná acima de 100 mil habitantes que tenha realizado um projeto como este para todos os alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino”, enfatizou. Onofre relembrou que o projeto pode se tornar referência em todo o Paraná. “É algo que serve de inspiração para outros municípios. E também já chamou a atenção do nosso governador Ratinho Jr”, disse.

O mutirão foi lançado em junho. Anteriormente, o projeto de oftalmologia nas escolas era destinado apenas aos alunos dos 5º anos. Neste ano, a ampliação do projeto foi possível graças à parceria entre a Prefeitura de Arapongas e investimentos viabilizados por meio do deputado federal Felipe Franschini. O mutirão oftalmológico garante o diagnóstico precoce em muitas crianças que apresentam dificuldade de leitura, dores de cabeça, falta de interesse nas disciplinas.

NA PRÁTICA

Após as triagens e exames conclusivos, os alunos com necessidade comprovada recebem os óculos de grau na sequência – adquiridos pelo município. O aluno com necessidade visual faz também a escolha da armação que preferir.