CIDADES

min de leitura - #

Obras de residencial atingem 90%de execução em Arapongas

Da Redação

| Edição de 24 de setembro de 2024 | Atualizado em 24 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais 748 famílias estão próximas da concretização do sonho da casa própria em Arapongas. A construção do Residencial Bem Viver Arapongas II está com 90,18% dos serviços executados. A informação foi confirmada ontem pela Construtora Pacaembu, responsável pela obra. Segundo a construtora, a previsão de entrega é para o 1º trimestre de 2025.

Nesta etapa, as equipes executam as instalações de pisos e azulejos, pintura interna, instalação de louças e acessórios, limpeza das casas, sinalização horizontal e vertical, plantio de grama, execução de calçada e postes da rede de energia. Em 2023, a primeira etapa do residencial foi inaugurada, contemplando 683 famílias.

Na última semana, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, esteve em visita à nova unidade residencial e comemorou o avanço dos serviços. “As obras do Bem Viver Arapongas II estão em ritmo acelerado. Mais um compromisso que firmamos com a população e está se tornando realidade”, disse. Onofre reiterou ainda que a proposta é instalar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), projeto já aprovado pelo Governo (SESA), com repasse de R$ 1 milhão, e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na região. Além da construção de uma trincheira na PR-444, que dá acesso aos Residenciais. “Isso vai facilitar muito o acesso da população a serviços básicos e essenciais. E a trincheira já é uma demanda que levamos ao governador Ratinho Jr e que nos garantiu que sairá do papel. Algo que vai trazer segurança aos moradores no acesso às suas casas”, reforçou, lembrando que na primeira etapa do projeto, a Prefeitura também entregou a pavimentação da Estrada da Aliança, principal via de acesso ao residencial.

Nesta fase, das 748 unidades que estão em construção, 611 casas deverão contar com o subsídio complementar do Governo do Paraná, número que pode aumentar, segundo a Cohapar. As casas são financiadas em até 420 meses pela Caixa Econômica Federal, com subsídios acumulativos do programa “Minha Casa, Minha Vida” do Ministério das Cidades do Governo Federal e do programa “Casa Fácil”, da Cohapar, do Governo do Paraná. Os empreendimentos são resultado de um convênio entre a Construtora Pacaembu e o Governo do Paraná, por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), pelo programa Casa Fácil, e uma parceria com a Prefeitura de Arapongas.

Primeira etapa do residencial, com 683 unidades, foi entregue em 2023

•Casas são financiadas em até 420 meses com subsídios acumulativos “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, e do programa “Casa Fácil”, do Governo do Estado