CIDADES

min de leitura - #

Olimpíada de Matemática mobiliza 9 mil alunos da rede estadual

Da Redação

| Edição de 29 de julho de 2024 | Atualizado em 29 de julho de 2024
A terceira etapa da OMAP será realizada via Plataforma Quizzis
A terceira etapa da OMAP será realizada via Plataforma Quizzis

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Começa hoje a terceira etapa da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP), realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Participam alunos matriculados no Ensino Fundamental - Anos Finais (6º, 7º, 8º e 9º anos) e no Ensino Médio - 1ª, 2ª e 3ª séries. As provas seguem até quarta-feira (31) e terão duração de 2 horas.

Assim como nas fases classificatórias anteriores, a terceira etapa da OMAP será realizada via Plataforma Quizzis, nas próprias escolas onde os estudantes estão matriculados. Para participar, o aluno que foi classificado na segunda etapa deve procurar a direção da escola para a realização dos testes. A divulgação dos resultados pela comissão organizadora está prevista para o dia 13 de agosto.

Vão participar das provas 9 mil alunos selecionados em fases anteriores e apenas 252 finalistas vão se classificar para a quarta e última fase da competição, que será presencial, em Foz do Iguaçu, de 30 de setembro a 2 de outubro. Lá, além de serem selecionados os medalhistas de ouro da competição em 2024, todos os participantes também poderão participar de um curso de imersão com uma equipe de medalhistas e treinadores de olimpíadas nacionais e internacionais de matemática. A imersão também vai capacitar os estudantes paranaenses para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, explica que a Olimpíada foi concebida com o objetivo de engajar os estudantes no estudo da matemática. “A OMAP contribui para melhorar a proficiência dos alunos e aperfeiçoar a prática pedagógica, incentivando o interesse e a participação ativa dos estudantes na aplicação prática deste componente curricular”, afirma.