Reunindo 373 formandos em 21 cursos, a Prefeitura de Apucarana realizou anteontem (6), no Cine Teatro Fênix, a cerimônia de entrega de certificados de qualificação profissional pelo Programa Municipal Portas Abertas. A solenidade teve a presença do prefeito Junior da Femac e do secretário de estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes.
Investindo recursos municipais, a prefeitura implantou o Programa Portas Abertas em 2021 e já atingiu 3.680 pessoas capacitadas. Foram 217 turmas nas áreas da indústria, comércio e serviços. Os cursos concluídos no primeiro semestre de 2024 pertencem aos segmentos dos setores de agronegócio, administrativo, beleza e estética, indústria do vestuário, indústria da alimentação e tecnologia.
Os cursos são adquiridos pela prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Emprego, e oferecidos gratuitamente para população por intermédio do Centro de Qualificação Total, da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf) e da Secretaria da Assistência Social.
“Os cursos não vão parar e até o final do ano teremos 4 mil pessoas formadas. Os cursos profissionalizantes ofertados pelo Programa Portas Abertas são selecionados por empresários locais e por sindicatos das categorias, que apresentam a falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho”, afirma o secretário da Indústria, Comércio e Emprego, Edison Estrope.
“Hoje estamos fazendo uma celebração da iniciativa, do conhecimento e da persistência. Vocês são vitoriosos. A maioria frequentou aulas à noite, depois da jornada diária de trabalho. Investir na qualificação profissional dos apucaranenses será sempre uma das prioridades na nossa gestão”, destaca o prefeito Junior da Femac.
O secretário de estado Mauro Moraes disse que recebeu do governador Ratinho Junior a missão de transformar o Paraná no maior celeiro de geração de emprego do país. “Temos essa missão e vamos continuar abrindo as portas para vocês unindo os investimentos da administração do prefeito Junior da Femac e do governo do estado. O trabalho é a maior de todas as ações sociais”, enfatizou o secretário de estado.
A solenidade contou com a presença da primeira dama e vice-presidente da FIEP, Carmen Lúcia Izquierdo Martins; secretária da SEMAF, Denise Canesin; secretário da Assistência Social, Juliano Dalla Costa; gerente regional de educação e negócios do sistema FIEP, Sesi, Senai, Elizandra Estefanuto; gerente do Senac Apucarana Lucas Salvalagio, entre outras autoridades locais.