CIDADES

min de leitura - #

Presidente anuncia ‘fim do ciclo’ do Apucarana Sports

Fernando Klein

| Edição de 20 de agosto de 2024 | Atualizado em 20 de agosto de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente Douglas Rodrigues de Lima anunciou nesta terça-feira (20) que deixará Apucarana e, com isso, “encerrará seu ciclo à frente do Apucarana Sports”. A reportagem apurou que o empresário está recebendo propostas de outras cidades e deve transferir o clube de localidade.

A decisão ocorre após o rebaixamento do time para a Terceira Divisão do Paranaense em 2024. Na nota, o clube agradece aos empresários e torcedores.

O Apucarana Sports surgiu em 2014. Douglas Rodrigues está à frente do clube desde 2018, quando o clube alcançou a 2ª divisão, onde chegou às semifinais do Campeonato Estadual por três anos seguidos: em 2019, enfrentando o PSTC; em 2020, perdendo nos pênaltis para o Azuris; e em 2021, enfrentando o União de Beltrão.

Em 2022, ficou em 5º lugar e, em 2023, em 6º. Neste ano, o Apucarana Sports foi rebaixado para a Terceirona.

Além do time profissional, o clube também manteve uma estrutura de base. Em 2019 e 2021, a equipe sub-19 alcançou o 5º lugar no Campeonato Paranaense. Em 2022, o time participou da Copa Atlântico em Recife, onde conquistou a 12ª colocação no Estadual. Em 2023, chegou à segunda fase do Estadual e conquistou a Copa Metropolitana e também lançou um projeto de escolinhas de base para crianças de 7 a 14 anos em Apucarana. Em 2024, a nova categoria sub-17 obteve a 3ª colocação na Copa União, enquanto o sub-20 se sagrou campeão da Copa União e garantiu a classificação para a elite do Estadual.

REBAIXAMENTO

O Apucarana Sports fez em 2024 sua pior campanha desde a fundação. O clube anunciou em março deste ano a contratação de Reginaldo Vital, que chegou como grande esperança para o time. Afinal, o técnico já havia conquistado quatro acessos para a divisão de elite do futebol paranaense. Ele, inclusive, esteve contra o Apucarana em duas semifinais da Segundona, defendendo o Azuris, de Maringá, e PSTC, de Cornélio Procópio, e saindo vitorioso nas duas oportunidades.

Entretanto, a passagem dele não foi como o torcedor do Dragão do Norte esperava. Vital deixou o comando do Apucarana Sports com cinco jogos oficiais disputados, vencendo duas partidas e perdendo três. A decisão aconteceu após a equipe perder de virada duas partidas consecutivas na Segundona.

Antônio Donizete, que estava como diretor técnico do clube, deu continuidade aos trabalhos como treinador interino. Contudo, a mudança não surtiu efeito. O Apucarana não voltou a vencer no campeonato e foi rebaixado para a Terceira Divisão do Campeonato Paranaense na última rodada, após derrota por 4 a 0 para o Rio Branco. (FERNANDO KLEIN E VITOR FLORES)