CIDADES

min de leitura - #

Região registra 16 mortes por síndrome respiratória aguda

Cindy Santos

| Edição de 28 de maio de 2025 | Atualizado em 28 de maio de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número de casos e mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) disparou na área atendida pela 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana. Dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), aponta que neste ano foram confirmados 158 casos e 16 mortes na regional que atende 17 municípios. Quase a metade dos registros são das últimas quatro semanas, segundo afirma o chefe do órgão, Lucas Leugi. No ano passado foram registrados 32 casos e 1 morte entre janeiro a 23 de maio. Ou seja, número de casos é quase cinco vezes maior, o que reocupa autoridades da saúde que reforçam a importância da vacinação.

As mortes foram confirmadas em Apucarana (4), Arapongas (4), Cambira (1), Faxinal (2), Jandaia do Sul (2), Marilândia do Sul (1) e São Pedro do Ivaí (2). Entre os pacientes estão duas crianças menores de 6 anos e 14 pessoas acima de 60 anos, informou o diretor da 16ª RS Lucas Leugi.

“A gente vem cobrando e insistindo na vacinação contra influenza, contra covid-19, porque esses quadros podem evoluir e se tornar uma pneumonia, que pode levar a óbito. Agora é o momento de a gente batalhar e fazer com que essa vacinação aconteça”, enfatiza Leugi acrescentando que os imunizantes estão disponíveis na rede municipal de saúde de toda a região.

Segundo dados da Sesa, foram aplicadas na Regional 67.871 doses da vacina da gripe, atingindo cobertura vacinal de 37,55% dos grupos prioritários. Entre as crianças, a cobertura cai para 25,29%, muito abaixo dos 90% preconizados pelo Ministério da Saúde. Já em relação à vacina da covid, 26,4% das crianças de 6 meses a 2 anos receberam a primeira dose e apenas 5,6% foram vacinadas com a dose de reforço.

APUCARANA

Dos 158 casos confirmados, a maioria é de Apucarana que tem 53 confirmações. O secretário municipal da Saúde, Guilherme de Paula, afirma que medidas estão sendo tomadas para melhorar o atendimento dos pacientes, entretanto, a população precisa se vacinar.

“Estamos conversando com diretores clínicos e médicos responsáveis para melhorar o atendimento com protocolo e fluxo. Mas a vacinação é um ponto muito importante. Tem pessoas que não querem se vacinar, infelizmente. Por isso estamos estudando outras ações para incentivar a imunização na cidade”, afirma o secretário.

Outros municípios com maior ocorrência de síndromes respiratórias graves são Jandaia do Sul, com 38, e Arapongas, 31.

PARANÁ

De acordo com dados do SIVEP-Gripe, o Paraná já registrou, desde o início do ano, 9.449 casos de SRAG e 445 óbitos. Entre crianças menores de 12 anos, foram notificados 4.706 casos, sendo 1.577 na 2ª Regional de Saúde Metropolitana, que envolve a capital e região metropolitana. Em relação aos óbitos, dos 445 registrados no estado, 94 ocorreram na 2ª Regional e, destes, cinco foram em crianças menores de 12 anos.

Governo amplia leitos em três regionais

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) autorizou ontem a abertura de 58 novos leitos nas regiões de Ponta Grossa, Curitiba e Foz do Iguaçu. A medida busca atender à crescente demanda relacionada a casos de internação por conta de Srag, especialmente em relação ao público infantil.

“Esse reforço é para enfrentamento da crise sazonal de infeções respiratórias. Os casos com a prevalência de influenza, principalmente nas crianças, muitas vezes evoluem para complicações que necessitam de internamentos, por isso essa ampliação é tão importante”, avaliou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto

São 13 leitos para o Hospital do Coração Bom Jesus, em Ponta Grossa. Custeados pelo Estado, serão disponibilizados três Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e dez leitos de enfermaria. A partir da próxima segunda-feira, também serão ofertados 20 novos leitos no Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

Em Foz do Iguaçu serão abertos, em até 15 dias, 25 leitos pediátricos, sendo 10 UTI infantil e 15 de enfermaria. Eles serão abertos no Hospital Madre de Dio, em São Miguel do Iguaçu, município pertencente à 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu.