Quinze mil pessoas de 36 municípios participaram, na noite do último domingo (8), da 7ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes em Apucarana. O número de participantes ficou um pouco abaixo dos 20 mil romeiros esperados inicialmente pelos organizadores.
Pela primeira vez, a 7ª Romaria Diocesana foi realizada à noite. Os romeiros iniciaram a concentração em frente à Paróquia Cristo Profeta e seguiram em direção à Catedral Basílica Nossa Senhora de Lourdes. No local, ocorreu uma missa celebrada pelo bispo Dom Carlos José de Oliveira.
O ponto alto da celebração foi a procissão luminosa com a presença da imagem de Nossa Senhora de Lourdes. A romaria gerou grande mobilização no centro da cidade. Pelo menos 15 mil cadeiras foram colocadas à disposição dos romeiros na frente da Catedral e também nas imediações, além de uma estrutura de apoio com água e alimentação. O evento religioso começou por volta das 18 horas e foi finalizado após as 21 horas.
O apucaranense Clóvis Sabino dos Santos participou de sua quarta romaria. Ele frequenta a Paróquia Cristo Profeta e, neste ano, apresentou um pedido especial: a cura da mãe de um problema de saúde. “Um pedido especial para Deus é que Ele sare a minha mãezinha”, relatou, emocionado. Para ele, a procissão luminosa será um momento de conexão espiritual única. “Acho que é um privilégio. A gente vai pegar um pouquinho das estrelas e os anjos lá assistindo a gente adorar o Filho, adorar a Mãe e adorar o Pai”, declarou.
Vindos de Arapongas, Gustavo Pereira de Miranda e Daiana Regina de Antônio, da Paróquia Santíssima Trindade, destacaram a importância de representar sua cidade e o grupo Missão Jovens Sarados. Gustavo ressaltou que veio para agradecer as bênçãos recebidas. “Vim agradecer, principalmente, pelos anos da nossa missão. É gratidão por tudo”, disse.
Cruzmaltina marcou forte presença com diferentes gerações, como a de Aparecida Teodoro, que organizou uma excursão para garantir que a família estivesse presente. Para ela, a romaria é o momento de interceder por quem ama. “Vim agradecer e pedir por toda a minha família e por todos os meus netos”, ressaltou.
Também de Cruzmaltina, os pequenos coroinhas Adrian Henrique Fidelis e Davi Teodoro Galvão explicaram que o esforço da viagem é movido pelo sentimento religioso. “Eu vim na romaria por devoção”, afirmou Adrian, enquanto Davi celebrou a experiência. “Vim porque eu adoro ir à igreja”, assinalou.
Também de Cruzmaltina, Aline Medrado Ronqui participou da celebração acompanhada do esposo e dos filhos, reforçando o papel da paróquia Nossa Senhora Aparecida. “Viemos com muito amor no coração representar a nossa paróquia, da qual fazemos parte e colaboramos”. Seu esposo, Celso Augusto Maciel, completou, afirmando que o evento é “uma maneira de estar mais perto de Deus e acompanhar todo o processo que a Igreja Católica faz para aproximar as pessoas”.