CIDADES

min de leitura - #

Simulação de acidente capacita rede de urgência em Jandaia

Da Redação

| Edição de 24 de outubro de 2024 | Atualizado em 24 de outubro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma colisão entre um ônibus e um micro-ônibus, muitos feridos graves e pouco tempo para socorrer todos. A situação é fictícia, mas a mobilização das equipes de salvamento é real e faz parte de uma capacitação realizada nesta quinta-feira (24) na Sociedade Rural de Jandaia do Sul com equipes de atendimento de urgência e emergência de vários municípios da região.

A atividade, iniciada pela manhã com uma série de palestras no Auditório Municipal, teve continuidade à tarde com uma simulação de acidente com múltiplas vítimas. O evento faz parte do gerenciamento e qualificação de atendimento de Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMUV) idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O objetivo é qualificar e unificar os protocolos de atendimentos a acidentes com múltiplas vítimas, incluindo desde a comunicação entre as entidades até a gestão do atendimento no local do acidente, por meio das Centrais de Regulação Médica de Urgência e também da Regulação de Leitos. O chefe da 16ª RS, Marcos Costa, destaca que esse é o segundo grande treinamento realizado pelo Comitê de Emergência da regional. Ele acompanhou a atividade junto com o prefeito Lauro Junior.

“Esse é o segundo treinamento com IMUV em um ano, consolidando essa parceria entre as entidades de salvamento, garantindo que os atendimentos sejam cada vez mais qualificados e eficazes para salvaguardar a vida dos paranaenses”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

O curso reuniu 440 profissionais que atuam no Samu – terrestre e aeromédico, Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Companhias de Trânsito, Polícia Científica do Paraná, Instituto Médico Legal (IML), Exército, serviços de saúde e ambulâncias privadas, entre outros técnicos.

A escolha de Jandaia do Sul se deu devido ao trágico acidente envolvendo um trem e um ônibus com estudantes da APAE ocorrido há cerca de um ano e meio.

O Comitê de Urgência e Emergência da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, criou um grupo técnico para discussão e projeto de uma Capacitação em Gestão de Incidentes com Múltiplas Vítimas, visando os princípios do Sistema de Comando de Incidentes (SCI).