CIDADES

min de leitura - #

UTFPR de Apucarana vai instalar 1º centro de inovação têxtil do Paraná

Cindy Santos

| Edição de 24 de maio de 2024 | Atualizado em 24 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia UTFPR de Apucarana vai instalar  1º centro de inovação têxtil do Paraná

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) vai ganhar um Centro de Inovação Têxtil (Citex), o primeiro do estado. A obra contará com investimento de R$ 4,5 milhões da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) que também financiará os equipamentos da unidade em uma segunda etapa do empreendimento. O convênio será assinado na próxima terça-feira (28) e a expectativa é que a construção comece ainda neste ano.

Além de respaldar pesquisas acadêmicas nos cursos de engenharia têxtil e design de moda, a construção da unidade também visa fomentar a inovação, capacitação, prestação de serviços, desenvolvimento de tecnologias, colaboração de networking e formação de talentos no setor.

Diretor do Campus, Marcelo Ferreira destaca que a construção do Citex está pautada no perfil do município que atualmente é o maior polo industrial do vestuário e da produção têxtil do Paraná, como aponta o Observatório do Sistema das Federações das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep). 

São mais de 600 estabelecimentos, o que reforça a necessidade de criar um ambiente dedicado ao desenvolvimento de pesquisa e inovação no setor têxtil e do vestuário, de forma a agregar valor aos produtos produzidos em toda a cadeia. Segundo o professor, além de desenvolvimento de ideias, o centro vai atuar como prestador de serviços para indústria.

“Toda a produção têxtil produzida no estado que necessita de laudos técnicos para comercialização, exportação, melhorias, entre outros, encaminha esses pedidos para fora, para o Laboratório Têxtil e do Vestuário (Lafite – SENAI, Brusque) e para o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT – SENAI, Rio de Janeiro), o que eleva os custos de produção e logística, além da morosidade para receber os resultados. Esses efeitos têm como principal consequência a diminuição da competitividade das empresas do setor”, exemplifica.

O diretor ressalta que além das graduações em design de moda e engenhara têxtil, a instituição obteve aprovação de mestrado na área de engenharia têxtil.

O diretor ressalta que o secretário de estado da Saúde e deputado federal licenciado, Beto Preto, teve papel fundamental na articulação do projeto.

O secretário, por sua vez, comemora a conquista e destaca a importância do Citex, uma vez que Apucarana sedia um dos quatro cursos de engenharia têxtil do País. “Esse é mais um importante passo para consolidar o curso de engenharia têxtil, curso de moda, mas também, principalmente, celebrar o polo do vestuário que Apucarana representa em todo o estado e também em todo o Brasil. É o único curso federal de engenharia têxtil no estado do Paraná e poucos estados têm outras modalidades deste mesmo curso. Então quando a Seti destina um investimento tão importante, está dando vazão a um anseio da UTFPR e anseio dos alunos desses cursos”, destacou.