CIDADES

min de leitura - #

Vereadores cobram empresas de transporte para evitar aglomerações

Da Redação

| Edição de 20 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 20 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Poupatempo de Apucarana começa a funcionar em fase de testes na próxima segunda-feira (23). Instalada na Rua Nagib Daher, 466, no centro da cidade, a unidade terá 23 funcionários e tem como previsão realizar mais de mil atendimentos diários.

O Poupatempo reúne cerca de 240 serviços de diversos órgãos estaduais. Os espaços, padronizados e acessíveis, permitem resolver demandas como emissão da nova Carteira de Identidade, serviços do Detran-PR, consultas e cadastros da Cohapar e Casa Fácil Paraná, além de atendimentos da Copel, Sanepar e das Secretarias da Educação, Administração e Previdência e Fazenda. Também é possível encaminhar solicitações de seguro-desemprego e inscrição em vagas de emprego pelas Agências do Trabalhador.

Desde o lançamento do projeto, em outubro do ano passado, 17 unidades já foram inauguradas ou estão funcionando em fase de testes. No total, já foram contabilizados 611 mil serviços. A capital paranaense acumula mais de 160 mil atendimentos. Em seguida, aparecem Londrina (81 mil), São José dos Pinhais (67 mil) e Maringá (45 mil).

O superintendente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leiroz, explica que os funcionários foram treinados pelo órgão. Segundo ele, a equipe que irá atuar na unidade é composta por 20 atendentes, além da equipe administrativa.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Nesta sexta-feira (20), funcionários trabalhavam nos últimos preparativos para iniciar o atendimento, com a plotagem da fachada.

A inauguração oficial deve ocorrer em março, em data ainda a ser anunciada.

Nesta sexta-feira, O governador em exercício, Darci Piana, participou da inauguração oficial da Unidade de Campo Mourão, que faz com que o Estado passe a contar com 18 agências em funcionamento, entre estruturas já oficializadas (13 unidades) e postos ainda em fase de testes (5).

A expectativa do Governo do Estado é que, até março, 20 unidades estejam operando plenamente.