O maratonista Cesar Augusto Condrati, de Curitiba, estabeleceu um desafio pessoal para celebrar seus 42 anos: completar 42 maratonas (42 km) em 42 cidades do Paraná ao longo de um ano. Neste domingo (09), ele realiza a 19ª prova do projeto em Apucarana.
“Fiz 42 anos em setembro de 2024 e faz 18 anos que eu corro. Em Apucarana, será uma corrida especial, em uma cidade que tem uma forte tradição no atletismo. Criamos um percurso inovador para passar por diversos pontos históricos e turísticos da cidade”, afirmou Condrati.
A largada será às 6h30 no Parque da Raposa e o trajeto inclui locais como o Bonezão, Estrada Bela, Parque da Redenção, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Museu do Café (Pirapó), Lago Jaboti, Bosque Municipal e Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes. O percurso, com quase 1.000 metros de altimetria acumulada, terá trechos de asfalto, estrada de chão e rodovia.
A chegada está prevista para as 11horas no Complexo Esportivo Lagoão, onde ocorre a 6ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes, um dos maiores eventos religiosos do Paraná.
“Será um grande desafio, mas também uma oportunidade de registrar a passagem por locais emblemáticos da cidade”, comentou o maratonista.
A escolha de Apucarana para fazer parte do seu desafio foi porque o corredor encontrou a cidade em uma lista de cidades inteligentes durante sua pesquisa. “Apucarana entrou na listagem por ser a 8ª cidade no ranking Connected Smart Cities”, explica.
“Entre todas as cidades que eu já corri, Apucarana é a que mais tem pessoas me procurando para participarem comigo, como atletas e ciclistas. Eu busco incentivar quem faz isso”, conta.
Condriati chama corredores e ciclistas a acompanhá-lo em um ritmo estimado entre 5’00”/km e 5’30”/km.
“A pessoa não precisa percorrer os 42 quilômetros comigo, tem gente que corre 5, outros correm 10, mas é muito legal essa participação ao longo do trajeto. O objetivo é estar fazendo atividade física”, convida.
Após Apucarana, Condrati ainda vai correr mais 24 maratonas, sendo as próximas no dia 16 em Bocaiúva do Sul e no dia 23 em Itaperuçu. (LOUAN BRASILEIRO)