ESPORTE

min de leitura - #

Dorival Júnior convoca seleção com volta de Neymar

Da Redação

| Edição de 06 de março de 2025 | Atualizado em 06 de março de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dorival Júnior divulgou ontem a lista de convocados da seleção brasileira para as partidas contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. A principal novidade na relação de jogadores foi o retorno de Neymar, totalmente recuperado de problemas físicos.

O atacante, que volta à equipe depois de um ano e cinco meses, voltou a ser chamado um mês após sua reestreia pelo Santos. O brasileiro rescindiu seu contrato com o Al-Hilal em janeiro e fez seu retorno ao futebol brasileiro, onde já soma três gols e três assistências em sete partidas pelo clube da Vila Belmiro, no Paulistão.

A primeira lista de Dorival neste ano tem apenas um estreante: o lateral-direito Wesley, do Flamengo. Ele deve ser opção ao veterano Danilo, outro que voltou ao futebol brasileiro recentemente, atuando também no Flamengo. Danilo vinha perdendo espaço na seleção ao longo da temporada passada, mas foi mantido na convocação do treinador da seleção.

No total, o técnico chamou sete jogadores que atuam no futebol brasileiro. Além de Neymar, Wesley e Danilo, convocou Guilherme Arana, do Atlético-MG, Léo Ortiz e Gerson, ambos do Flamengo, e Estêvão, do Palmeiras.

Endrick, do Real Madrid, novamente ficou de fora da lista. Dorival Júnior optou por não chamar nenhum centroavante de ofício desta vez.

O Brasil enfrenta a Colômbia em 20 de março, às 21h45, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 13ª rodada da Eliminatórias. Uma carga de 70 mil ingressos foi colocada à disposição e as entradas já estão sendo comercializadas. No dia 25, às 21h, a seleção faz o clássico com a Argentina no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pela 14ª rodada.

Após os empates com Venezuela e Uruguai, ambos por 1 a 1, o Brasil se encontra na quinta colocação das Eliminatórias, com 18 pontos, a sete da líder Argentina. O chefe da delegação brasileira nos próximos compromissos será Mário Bittencourt, presidente do Fluminense.

A seleção brasileira irá ficar em Brasília de 17 a 24 de março. Dorival Júnior inicialmente vai comandar treinos no Bezerrão e, na véspera do jogo com a Colômbia, vai trabalhar no Mané Garrincha. O Brasil viaja para Buenos Aires um dia antes do confronto com a Argentina e não irá realizar treinos no país vizinho.

No início do ano, Dorival e sua comissão técnica realizaram uma série de observações pela Europa, onde o treinador, os assistentes técnicos, Lucas Silvestre e Pedro Sotero, e o coordenador técnico, Juan Santos, percorreram 15 cidades em quatro países. O objetivo foi acompanhar atletas in loco e visitá-los nos treinamentos.

Estêvão comemora oportunidade de jogar ao lado do ídolo santista

Único representante do Palmeiras na convocação do técnico Dorival Júnior para rodada das Eliminatórias Sul-Americanas contra Colômbia e Argentina (dias 20 e 25 de março), o jovem Estêvão, de 17 anos, não escondeu a satisfação pelo “dia especial”. O chamado de ontem tem um valor maior para o atacante pelo fato de poder atuar pela primeira vez ao lado do ídolo Neymar, a quem pode encarar em uma futura decisão do Paulistão.

Focado no clássico da semifinal com o São Paulo, na próxima segunda-feira, no Allianz Parque, o destaque palmeirense não acompanhou o anúncio da lista de Dorival por estar na Academia de Futebol treinando. Mas, após as atividades táticas e de situações de jogo, recebeu a notícia e a confirmação que estará pela primeira vez na carreira lado a lado com Neymar, a quem se inspira, e não conteve a emoção.

“Essa convocação tem um gostinho mais especial porque o Neymar é um ídolo, uma referência para mim desde que eu era pequeno. Estar junto dele e de outros craques do futebol mundial é um motivo de muita alegria para mim e vou tentar aprender ao máximo com todos eles”, afirmou, satisfeito por novo chamado.

O Brasil recebe os colombianos no Mané Garrincha e depois visita a Argentina em Bueno Aires. “É um motivo de muito orgulho para mim e para a minha família. É um sonho de criança e espero dar o meu máximo lá”, disse.