O Fórum Eleitoral Desembargador Miguel Thomaz Pessoa, de Apucarana, ficou lotado nesta quarta-feira, no último dia de prazo para tirar o primeiro título ou regularizar a situação eleitoral. A partir desta quinta-feira, o cadastro será fechado e não serão mais permitidas alterações. Assim, os eleitores com pendências não poderão votar em outubro.
A chefe do Cartório Eleitoral de Apucarana, Andrea Silva Milanin, afirma que o movimento foi grande desde segunda-feira, quando o Fórum Eleitoral - que atende também Cambira e Novo Itacolomi, que fazem parte da Comarca de Apucarana - passou a atender em dois turnos, funcionando das 9 às 18 horas. O horário normal é das 12 horas às 18 horas. O hábito de deixar para a última hora se repetiu novamente nas eleições de 2022.
“Entre segunda e terça-feira, nós atendemos cerca de 450 pessoas”, informou Andrea, que tinha a expectativa de fechar o dia, nesta quarta-feira, com pelo menos 600 atendimentos. “Na semana passada, a gente estava atendendo, no máximo, 50 pessoas por dia”, explica. Segundo ela, a maioria dos atendimentos foi de pessoas interessadas em regularizar a situação eleitoral porque não votaram nas últimas duas ou três eleições, além de jovens de 16 anos que foram tirar o documento pela primeira vez.
Andrea explica que muitas pessoas foram até o local porque não votaram na eleição passada, o que neste ano não era necessário, porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prorrogou a suspensão, por prazo indeterminado, das consequências previstas no art. 7º do Código Eleitoral para os eleitores que deixaram de votar nas Eleições 2020 e não apresentaram justificativas ou não pagaram a respectiva multa. Com a decisão, o eleitor que não compareceu às urnas na votação passada poderá votar normalmente nas eleições deste ano.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos os cidadãos que fizessem as solicitações até às 23h59 desta quarta-feira seriam atendidos. O tribunal esclarece que é preciso aguardar a análise dos pedidos, que deverão ser respondidos em até 30 dias. O andamento das solicitações também pode ser acompanhado pela internet.
O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para a disputa presidencial e os governos estaduais será em 30 de outubro.
Jovens buscam seu primeiro documento para poder votar
Morador de Cambira, César Ricardo Rosini, de 46 anos, não votou nas últimas eleições e foi conferir sua situação no cartório de Apucarana. “Quero votar neste ano, porque será uma eleição importante, e vim checar se estou apto”, assinalou.
A estudante Raíssa Zanella, de 16 anos, foi tirar o primeiro título eleitoral. Ela mora no Núcleo Afonso Alves de Camargo e está no primeiro ano do Ensino Médio no Colégio Cívico-Militar Tadashi Enomoto. “Sempre quis votar e agora finalmente chegou a minha vez”, diz. A estudante afirma que os alunos conversam na escola, sim, sobre as eleições. “Sempre alguém pergunta em quem vai votar e a gente troca ideias”, comenta.
Gabriel Henrique Vieira, de 16 anos, também foi tirar o primeiro título. Ele mora no Loteamento Residencial Orlando Bacarin e também considera importante votar. O jovem admite que não tinha informação sobre o prazo de regularização, por isso, acabou vindo na última hora. “Mas quero votar e fiz questão de fazer o título”, assinalou o jovem, que estuda no Colégio Estadual Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado.
Fernando Klein