GERAL

min de leitura - #

Após implantar coleta seletiva, Rio Branco do Ivaí entrega barracão

Da Redação

| Edição de 25 de março de 2024 | Atualizado em 25 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Após implantar coleta seletiva, Rio Branco do Ivaí entrega barracão

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Rio Branco do Ivaí inaugurou ontem o Barracão da Reciclagem, espaço onde o material da coleta seletiva do município – que está em fase de implantação - passará por triagem. Completamente equipado, o barracão vai melhorar as condições de trabalho para os recicladores.

Segundo o prefeito Pedro Taborda, o barracão é um passo significativo rumo ao desenvolvimento ambientalmente responsável do município. Ele destacou a importância da parceria com a empresa Klabin e a disponibilidade de equipamentos como prensa, balança, impressora e esteira, que proporcionarão uma estrutura adequada para facilitar o trabalho de reciclagem. 

“Graças aos esforços conjuntos da equipe municipal, o lixão foi encerrado e agora está em fase de credenciamento um novo transbordo, licenciado pelo IAT (Instituto Água e Terra) como parte dos esforços contínuos para garantir a preservação do meio ambiente. Um aspecto importante desse progresso é o engajamento de todos”, afirmou o prefeito, pedindo apoio da comunidade na separação dos materiais recicláveis. A coleta seletiva de materiais foi iniciada no começo deste mês.

Antes do descerramento da placa e inauguração oficial, a presidente da associação “Recicla RBI” Tanielle Lacerda, agradeceu o apoio dos envolvidos no projeto e principalmente da gestão, visando a geração de renda a cada família representada pelos agentes ambientais. Como parte do incentivo, a prefeitura vai entregar cesta básica aos coletores por seis meses.

OUTROS PROGRAMAS

Rio Branco do Ivaí tem outros programas de cunho ambiental. Um deles é o projeto “Amor Pelo Planeta”, que envolve crianças da rede municipal, que já resultou na coleta de mais de 80 mil unidades de materiais reciclável no último ano. O município também orientou a criação da Associação Recicla RBI para mobilização de agentes ambientais.

O Prefeitura também viabiliza o projeto da “Moeda Verde”, que garante a troca de recicláveis por produtos de uso pessoal e alimentos.