GERAL

min de leitura - #

Padres são Cidadãos Honorários de Apucarana

Diagramação Tribuna

| Edição de 04 de março de 2024 | Atualizado em 04 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Padres são Cidadãos Honorários de Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma concorrida solenidade, realizada no último sábado no Santuário São José, em Apucarana, marcou a entrega dos títulos de Cidadão Honorário do município aos padres José Antônio Bertolin e Antônio Luiz de Oliveira. Os autores das honrarias são os vereadores Marcos da Vila Reis (PSD) e Mário Felippe (PROS), da Câmara Municipal de Apucarana. Antes, foi realizada missa com o bispo dom Carlos José de Oliveira e com o padre Mauro Negro, provincial dos oblatos de São José, no Brasil. 

A sessão solene contou com a presença do presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (PL); do prefeito Júnior da Femac (PSD); dos vereadores Franciley Poim (PSD), Moisés Tavares (Cidadania), Mauro Bertoli (União Brasil), Luciano Facchiano (PSB) e Toninho Garcia (União Brasil), além de autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Natural de Ariranha do Ivaí, o padre Antônio Luiz de Oliveira, de 56 anos, homenageado pelo vereador Mário Felippe, passou por cidades como Godoy Moreira, onde viveu parte da infância, além de Curitiba, Ourinhos e Apucarana, locais em que se destacou devido aos seus múltiplos trabalhos e envolvimentos com a comunidades e fiéis.

O homenageado do vereador Marcos da Vila Reis, o padre José Antônio Bertolin, de 75 anos, nasceu em Ribeirão Claro e foi criado em Bom Sucesso. Durante sua caminhada, padre Bertolin teve algumas realizações marcantes, como formador, pároco, vigário paroquial, diretor de colégio, provincial por nove anos, vice-provincial por quatro mandatos, conselheiro provincial por três mandatos, participou de seis capítulos gerais da Congregação dos Oblatos de São José e de quatro simpósios internacionais sobre São José, nos quais desenvolveu temas sobre a Teologia de São José. 

Além disso, o religioso escreveu livros sobre a Teologia de São José, sobre Jesus Cristo, sobre Maria, sobre a História dos Oblatos de São José no Brasil, e outros temas. Ao padre Bertolin deve-se a construção de uma linda igreja em Curitiba, várias obras no Colégio São José, dentre as quais piscina, Memorial dos Oblatos e o Centro Iconográfico, que conta com seis mil ícones de Nossa Senhora e São José, o único no mundo. (DA REDAÇÃO)