Com foco no incentivo ao esporte e à educação, a Prefeitura de Apucarana lançou ontem o programa Bolsa Atleta apucaranense, que vai beneficiar 60 jovens com auxílio mensal de R$ 600. A iniciativa é voltada a atletas de Apucarana entre 10 e 17 anos que estudam em escolas públicas e que apresentem bom desempenho escolar e comprometimento com os treinos. O pagamento será efetuado por meio do Fundo Municipal de Esportes.
“Muitas vezes, o atleta possui grande talento, mas precisa abandonar o esporte por falta de recursos para adquirir os equipamentos necessários, como tênis, quimonos ou suplementos. O Programa Bolsa Atleta surge para apoiar esses jovens, permitindo que continuem seus treinos e participem de competições”, destacou o prefeito Rodolfo Mota no lançamento do programa ontem.
As 60 bolsas serão divididas entre 30 atletas de modalidades coletivas e 30 de modalidades individuais. O secretário municipal de Esportes, Bruno Marchi, informou que as inscrições para o programa ocorrerão de forma online no final do mês de agosto. Os selecionados começam a receber a bolsa já em setembro. Neste primeiro ano de projeto o edital vai até março do ano que vem. Já em 2025 os atletas receberão o auxílio por um ano completo (de abril a abril).
Segundo ele, a concessão das bolsas dependerá do cumprimento de alguns critérios, como frequência escolar, assiduidade nos treinos e participação em campeonatos municipais e regionais. “O objetivo é apoiar aqueles que se dedicam ao esporte e buscam representar nossa cidade nas competições”, afirmou.
“Tenho acompanhado regularmente as competições e conversado com os pais dos atletas. Em diversas ocasiões, ouvi relatos de mães que mencionaram que seus filhos estavam representando associações e até outros municípios, uma vez que Apucarana não oferecia nenhum incentivo aos esportistas. Com isso, estávamos perdendo nossos talentos para outras cidades”, acrescentou Bruno Marchi.
O vereador Moisés Tavares, líder do prefeito na Câmara Municipal, parabenizou a iniciativa. “Quando jovens praticam esporte nos campos ou quadras de seus bairros, o que mais desejam é que um olheiro descubra seu talento. O melhor olheiro, nesse caso, é o poder público. A Prefeitura de Apucarana está de parabéns por lançar o Programa Bolsa Atleta”, disse o vereador.
A coletiva de imprensa realizada no salão nobre da prefeitura contou também com a presença do vice-prefeito Marcos da Vila Reis, da primeira-dama Karine Mota, dos vereadores Wellington Gentil, Luciano Facchiano, Eliana Rocha e Adan Lenharo, além do diretor da Secretaria Municipal de Esportes, Pedro Valim, e diversos secretários e superintendentes municipais.