O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) assinaram um termo de cooperação técnica para proporcionar linhas de crédito facilitadas a indústrias paranaenses, no contexto da Jornada da Produtividade, do Senai Paraná. A parceria foi formalizada durante a última reunião de 2024 do Conselho Temático de Micro, Pequena e Média Indústria, realizada nesta quarta-feira.
O programa tem como finalidade aumentar a produtividade e a competitividade das indústrias paranaenses em todos os segmentos, além de promover a digitalização dos processos produtivos por meio de uma jornada de longo prazo, composta por etapas de consultorias, formação e outros programas específicos.
Caberá ao BRDE realizar a análise de crédito das empresas encaminhadas pela Fiep. O convênio permitirá agilidade nesse processo e tratamento diferenciado a estas empresas, como isenção de custos iniciais para análise do processo.
“Estamos comprometidos em apoiar a indústria paranaense, oferecendo não apenas soluções financeiras, mas também conhecimentos que podem transformar seus negócios. O BRDE tem a vocação de apoiar a geração de emprego e renda e contribuir para a transformação social através do apoio ao setor industrial a projetos de investimentos”, explicou o superintendente de Controladoria e Crédito do BRDE, Tiago Tosato.
“A atuação conjunta na Jornada da Produtividade tem por objetivo aumentar não somente a produtividade, mas especialmente a competitividade das indústrias paranaenses através de consultorias e formações, abordando temáticas como automatização, robótica, digitalização e geração de energia”, complementou.
Nesta quarta-feira, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) sancionou a Lei n.º 22.210 , que autoriza a operação de aumento do capital social do BRDE no Paraná. A proposta prevê o aporte imediato de R$ 200 milhões para o banco, que devem ser destinados para o Fundo Promovesul. (AEN)