A partir do dia 3 de fevereiro, todas as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Apucarana retornam para o período noturno, ou seja, serão realizadas todas as segundas-feiras, às 19 horas.
A mudança de horário foi uma das medidas aprovadas em sessão extraordinária no último dia 15 de janeiro pelos vereadores em pacote de leis sobre funcionamento do Legislativo.
O objetivo da mudança de horário, segundo o presidente Danylo Acioli (MDB), é dar condições para que a população compareça às sessões legislativas. O Projeto de Resolução nº 1 de 2025, que modifica o horário das sessões, foi aprovado por unanimidade pelos onze vereadores da casa, que destacaram a necessidade da mudança.
“Queremos que a população acompanhe e participe cada vez mais das sessões. Na parte da tarde, por conta da jornada de trabalho de muitas pessoas, era bastante complicado comparecer. Agora, caso o apucaranense não possa estar presente, ainda existe a possibilidade de acompanhar ao vivo através de nosso canal no YouTube ou pelo Facebook. Afinal, a Câmara é a casa do apucaranense”, esclarece Acioli.
Nas últimas sessões extraordinárias, realizadas em período noturno, o público que acompanhou as discussões foi maior, tanto presencialmente quanto nos canais da Câmara Municipal. No entanto, as duas últimas extraordinárias tratavam de temas de maior interesse. No último dia 15 os vereadores votaram , entre outros projetos, a adoção da verba de gabinete. Na sessão anterior, realizada em 10 de janeiro, seriam votados projetos relacionados aos servidores municipais.
O horário noturno é adotado pela maioria das Câmaras Municipais da região. Em Apucarana, a realização das sessões foi transferida para o horário vespertino em 2018.
As sessões realizadas na Casa de Leis podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal da Câmara, no Youtube, e pela página do legislativo municipal no Facebook.