POLÍTICA

min de leitura - #

Concurso Seda Paraná tem 45 sericicultoras da região na disputa

Da Redação

| Edição de 18 de março de 2025 | Atualizado em 18 de março de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Concurso Seda Paraná, promovido pelo Governo do Estado, tem 229 sericicultoras (produtoras do bicho-da-seda) concorrentes. Elas tiveram as inscrições aprovadas durante o período de registro. O desempenho delas será avaliado pelas produções de agosto de 2024 a 30 de maio de 2025, e as duas que se destacarem ganharão uma viagem à França, onde vão participar do Festival da Seda, em Lyon. Quarenta e cinco produtoras de cinco cidades da região foram incluídas na lista.

As inscrições foram encerradas no início do mês e o resultado está disponível no site da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), que organiza o concurso junto com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná).

As produtoras que foram aprovadas recebem um link pessoal e senha de acesso para cumprir o compromisso de inserir, mensalmente, as notas que confirmam o volume de venda de casulos e o teor de seda.

A partir daí será feito o lançamento das informações em uma planilha que vai levantar as maiores produções, assim como os maiores teores de seda. Uma comissão técnica vai analisar a produção e os teores, indicando as produtoras vencedoras. A cerimônia de premiação ocorrerá em agosto e a viagem em novembro de 2025.

O Paraná é líder nacional na sericicultura, produzindo 86% da seda do Brasil, seguido por São Paulo (10%) e Mato Grosso (4%). Grande parte dessa produção tem origem em propriedades familiares, onde a sericicultura é uma forma de diversificar a produção, e as mulheres são parte importante dessa cadeia produtiva.

Da região, concorrem no concurso 45 produtoras de Godoy Moreira - que tem 21 selecionadas -, Ivaiporã (10), Jardim Alegre (9), Arapongas (4) e Lunardelli. O município de Nova Esperança, no Noroeste do Estado, considerado capital nacional da seda, lidera a produção com 138,8 toneladas de casulos produzidos, em 277,6 hectares.