POLÍTICA

min de leitura - #

Deputado defende lei que coíbe receptação de fiação

Da Redação

| Edição de 30 de julho de 2025 | Atualizado em 30 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado estadual Delegado Tito Barichello (União Brasil), líder do Bloco Temático de Segurança Pública na Assembleia Legislativa do Paraná, voltou a defender a urgência na aprovação do Projeto de Lei nº 223/2025, que trata do combate à receptação e ao comércio ilegal de materiais metálicos. O alerta do parlamentar ocorre após um novo caso de furto de cabos ser registrado na madrugada no centro de Curitiba.

Segundo o deputado, o episódio evidencia a necessidade de medidas mais rigorosas para coibir práticas que prejudicam diretamente a população.

A proposta, atualmente em tramitação na Alep, estabelece sanções administrativas severas para quem comercializar ou adquirir materiais metálicos sem comprovação de origem legal. Entre os itens citados estão cabos, fios metálicos, baterias, transformadores e placas. O projeto prevê multa de quase R$ 15 mil para quem vender esse tipo de material de forma irregular e de até R$ 150 mil para quem comprar. Em caso de reincidência, os valores serão dobrados.