O governador em exercício Darci Piana participou nesta segunda-feira (29), em Brasília, da posse do ministro Edson Fachin na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Fachin ficará na presidência da Corte por um período de dois anos, sucedendo o ministro Luís Roberto Barroso. Também foi empossado como vice-presidente o ministro Alexandre de Moraes.
Fachin é natural do Rio Grande do Sul, mas se mudou ainda criança para o Paraná, onde fez carreira no Direito, sendo inclusive procurador do Estado por 16 anos. “É um orgulho para o Paraná ter um representante da nossa terra na presidência da mais alta Corte do País”, disse Piana.
“Ao longo de toda a sua trajetória profissional, em especial nos últimos 10 anos, enquanto membro do STF, Edson Fachin sempre demonstrou ser uma pessoa ética, profissional e ponderada, atribuições que, com certeza, irão marcar seu mandato como presidente da Corte e que são determinantes para garantir a serenidade que o nosso País necessita”, salientou o vice-governador.
Em seu discurso, Fachin se comprometeu, durante sua gestão, com a garantia dos direitos fundamentais e proteção da Constituição. “Nesse biênio, a gestão será guiada em seus objetivos estratégicos, metas e indicadores por compromissos claros ligados aos direitos humanos e fundamentais”, ressaltou.
“Segurança jurídica como base da confiança pública, sustentabilidade como dever intergeracional, diversidade, igualdade e respeito à pluralidade e transformação digital para aproximar a Justiça do povo”, afirmou.