COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Câmara empossa vereadores hoje e amanhã

Da Redação

| Edição de 02 de outubro de 2025 | Atualizado em 02 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Apucarana fará duas sessões solenes para dar posse aos vereadores Pablo da Segurança (Cidadania) e Lucas Leugi (PSD) hoje e amanhã. Os dois foram diplomados pela Justiça Eleitoral no último dia 26 após retotalização dos votos das eleições proporcionais de 2024 decorrente da anulação dos votos do partido Democracia Cristã (DC) e cassação do vereador Adan Lenharo (DC). O recálculo resultou também na perda de uma das cadeiras do Agir, ocupada pelo vereador Luciano Facchiano. O vereador Pablo Aparecido Rocha Pereira, conhecido como Pablo da Segurança toma posse hoje, às 19 horas, para seu primeiro mandato na Casa. Já Lucas Leugi será empossado no sábado (4), em solenidade marcada para as 14h40, que também contará com a presença de autoridades, familiares, convidados e demais parlamentares. Lucas assume o seu terceiro mandato como vereador na Câmara de Apucarana.

Investimentos para GCM

Ontem, durante posse do novo comandante da GCM - Guarda Civil Municipal de Apucarana, cargo que será ocupado por Fábio de Souza, que assume posto de Pablo da Segurança, o prefeito Rodolfo Mota (União) confirmou que a corporação segue na lista das áreas de sua gestão a serem fortalecidas. Segundo o prefeito, já está em fase de compra um lote de armas importadas dos Estados Unidos. “A melhor arma que existe no mundo para as forças de segurança”, diz Mota. O prefeito destacou ainda que a corporação também recebeu armas longas - espingardas semiautomáticas calibre 12 - e a licitação de um veículo SUV para o comando da GCM já foi finalizada. A viatura deve chegar em cerca de 30 dias.

Recursos para Jd Alegre

Em agenda em Brasília nesta semana, o prefeito de Jardim Alegre, Moisés dos Santos (PSD), garantiu a aquisição de mais um ônibus para o município. O recurso, de meio milhão de reais, foi viabilizado pelo gabinete do deputado federal Felipe Francischini (União Brasil). O parlamentar recebeu o prefeito e os colegas de legenda, o vice-prefeito Zé Careca e o vereador Claudinei Ferreira, que integraram a comitiva de Jardim Alegre na capital federal. “Esse investimento vai garantir mais qualidade e segurança no transporte dos nossos alunos, reforçando o nosso compromisso com a educação”, comentou o prefeito Moisés, que destacou a boa parceria que a prefeitura vem desenvolvendo com a Câmara.

Três cidades elegem prefeitos

Mais de 17,3 mil eleitores do Paraná vão as urnas neste domingo (5) para escolher seus prefeitos. Serão realizadas eleições suplementares em São João, região central; São Tomé, no noroeste e Cruzeiro do Iguaçu, sudoeste.

Nos três municípios, o TRE- Tribunal Regional Eleitoral determinou novas eleições após a cassação de prefeitos e vices por irregularidades nas eleições municipais de 2024. Nos três municípios são apenas duas chapas na disputa. As eleições complementares seguem as mesmas regras do pleito realizado em 2024. Os novos eleitos serão diplomados até o dia 24 de outubro, com posse a ser marcada pelas respectivas Câmaras Municipais.

Giva aperta o cinto

O prefeito de Mauá da Serra, Giva Lopes (União) tem apertado o cinto nos gastos da administração. Na prestação de contas do segundo quadrimestre, realizada nesta semana na Câmara de Vereadores, o prefeito apresentou uma economia de R$ 3,4 milhões em gastos de custeio no comparativo com o mesmo período do ano passado. “São Fatos e não falácias. É uma economia significativa, feita com gestão sustentável. É dessa forma que a Prefeitura pode investir em moradia e em outros setores, com economia”, afirmou o prefeito, destacando que tem tomado como modelo de gestão, a administração do governador Ratinho Junior (PSD).