POLÍTICA

min de leitura - #

Fórum discute rede de proteção de mulheres em Arapongas

Da Redação

| Edição de 26 de março de 2025 | Atualizado em 26 de março de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Como encerramento da Campanha “Marias: Asas para Elas” – em alusão ao mês da Mulher, Arapongas realizou ontem o 1º Fórum da Rede de Proteção às mulheres em situação de violência, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e apoiadores. A oportunidade tratou de pautas sobre segurança e diversas políticas públicas e sociais, buscando ampliar ações de enfrentamento à violência, dando mais espaço ao empoderamento feminino.

O encontro contou com a presença da vice-prefeita Édina Kummel, da primeira-dama Gabriela Dezam Cita, do secretário de Segurança, Paulo Argati, da deputada federal e secretária da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, da delegada Dra. Camila Costa – Delegacia da Mulher, vereadora Meyre Farias; representando o poder legislativo e secretária de Assistência Social, Marisa Bazana.

Segundo o secretário da Segurança, Paulo Argati, a iniciativa garantiu importantes eventos ao longo do mês que vão impactar positivamente nas ações a serem desenvolvidas.

A secretária de Estado, Leandre Dal Ponte, reconheceu que Arapongas tem dado passos importantes nas lutas e causas dos direitos e protagonismo feminino. “Ver isso acontecer em Arapongas e em outras cidades do Paraná é muito especial e necessário. O governo Ratinho Jr tem levado incentivo aos municípios para que fortaleçam suas estruturas, articulando ações e serviços que garantam ações efetivas e que vão ao encontro das reais necessidades das mulheres paranaenses”, diz.

A vice, Édina Kummel, também reiterou que a gestão municipal está engajada na ampliação de serviços e olhar atento às questões relacionadas a todas mulheres. “Ações animadoras e promissoras na luta e causas em prol das mulheres da nossa cidade. Nosso compromisso é fazer com que as mulheres ocupem espaços, sejam cuidadas e valorizadas”, salientou. Recentemente, o prefeito Rafael Cita anunciou a criação da Secretaria Municipal da Mulher.

A major Márcia Bobko Bilibio – Membro da Câmara Técnica da Patrulha Maria da Penha da PMPR e a palestrante Mariana Neris, que é diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), foram as palestrantes do evento.