O Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (31) a Prestação de Contas de 2024 à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com algumas novidades. Diferentemente dos anos anteriores, em que o documento era enviado por meio de sistemas internos, a entrega foi feita de forma presencial ao presidente da casa, o deputado Alexandre Curi. Além disso, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) também preparou uma versão simplificada do balanço para que tanto os parlamentares quanto a própria população tenham uma visão mais clara dos recursos do governo.
O Balanço Geral fornece uma ampla gama de informações sobre as finanças e a gestão financeira do governo estadual, abrangendo ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e demonstrações financeiras, incluindo balanço patrimonial, demonstrações de resultados, demonstrações de fluxo de caixa e balanço orçamentário, além de notas explicativas e indicadores de desempenho financeiro.
A documentação entregue à Alep nesta segunda-feira será encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado, responsável por analisar os atos praticados pelo governo estadual. O relatório final ainda é votado pelos deputados estaduais.
O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, explica que a entrega presencial da prestação de contas ao presidente da Assembleia Legislativa é uma forma de aproximar os Poderes ao mesmo tempo em que dá mais transparência às contas públicas.
“O Paraná teve um ano excepcional em 2024 — e o balanço mostra isso. Mostra a solidez fiscal do Estado e o superávit financeiro acima de R$ 20 bilhões, deixando claro que estamos fazendo uma boa administração”, comemora. “Então viemos aqui presencialmente entregar essas conquistas e mostrar aos deputados como esses recursos foram aplicados”.