Foi acertada a decisão da Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara de Vereadores de Apucarana, que é presidida pelo vereador Tiago Cordeiro (PDT), de chamar, para uma mesma reunião, representantes da Copel e Sanepar para discutir as falhas no sistema de abastecimento dos dois serviços, muito frequentes em determinados bairros da cidade, é bom frisar. Até porque, não raro, a falha de um sistema - de energia, causa o desabastecimento de outro - a água. Na longa reunião realizada anteontem, os vereadores apontaram muitas falhas, questionaram várias situações e, apesar de não saírem com soluções fáceis - até porque elas não existem, mandaram um recado direto para as duas empresas. O legislativo está de olho e fiscalizando.
De Brasília
Em Brasília, onde participa do 2º Encontro da Rede Nacional de Parlamentares Negras e Negros (RNPN), o vereador Odarlone Orente (PT), se manteve conectado aos compromissos relacionados à Câmara de Apucarana anteontem. O vereador participou da sessão de forma remota, mesmo enfrentando uma ou outra falha do sistema do painel da Casa. A modernização adotada a partir desta legislatura tem garantido que tanto os vereadores, quanto a população tenham maior acesso ao que se discute na Câmara. Além do encontro, que busca consolidar uma agenda legislativa antirracista, Odarlone tem outras agendas na capital federal.
Vital no Honpar
Recém-nomeado para a direção da 16ª Regional de Saúde, o advogado Paulo Vital está estreitando relações com os principais prestadores de serviços ligados ao órgão. Ontem, o diretor da Regional se reuniu com dirigentes do Hospital Norte Paranaense (Honpar), em Arapongas. “Estamos nos colocando à disposição e reafirmando uma das prioridades do governador Ratinho Junior e do secretário Beto Preto, que é o Programa Opera Paraná”, cita Vital. Bem próximo de alcançar a marca dos 600 leitos, o Honpar está entre os maiores hospitais do Paraná e tem viabilizado a prestação de diversos serviços junto aos municípios da região.
Motivos fortes
Alvo de uma denúncia de suposto assédio a uma servidora municipal, assunto que vem sendo discutido na Câmara, o secretário de Agricultura de Apucarana, João Carmo da Fonseca, por enquanto, não vai se manifestar. O caso foi tornado público pelo vereador Lucas Leugi (PSD), que, na sessão de anteontem divulgou o nome do secretário, até então mantido em sigilo. Procurado pela coluna, João Carmo da Fonseca disse que não falará sobre o assunto, por enquanto, por orientação de seus advogados. “Tenho muito a falar, mas no momento não posso. Os motivos são fortes para que eu não fale agora”, afirmou o secretário.
Do Carmo no Turismo
Turismo esteve na pauta de ontem do secretário de Estado do Trabalho e deputado licenciado Paulo do Carmo (União), que acompanhou prefeitos de sua base em uma reunião com o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos. No encontro foram discutidas potencialidades regionais e projetos de desenvolvimento do setor para os municípios do interior do Paraná. Presentes no encontro, os prefeitos de Mauá da Serra, Giva Lopes (União) e Cido Buzato (Republicanos) também apresentaram as demandas de cada cidade ao secretário. No encontro, o secretário Paranhos também foi presenteado com típico produto do Vale do Ivaí, a cachaça de Jandaia do Sul, cidade que integra a Rota dos Destilados, novo circuito turístico do Vale.