POLÍTICA

min de leitura - #

Não dá para passar pano’, diz Danylo

Diagramação02

| Edição de 13 de novembro de 2025 | Atualizado em 13 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli (MDB) encaminhou ontem ao Ministério Público resposta a duas denúncias que foi alvo por suposto discurso de ódio na tribuna da Casa relacionado à população em situação de rua. Danylo, como se sabe, tem uma postura crítica em relação ao assunto e defende maior combatividade do poder público para coibir delitos cometidos por integrantes desse grupo. “Quem precisa de ajuda deve ser ajudado, mas não podemos passar pano para criminosos”, comentou o vereador. Ironicamente, justamente na na madrugada de ontem, três estabelecimentos comerciais de Apucarana foram arrombados e furtados por um mesmo grupo. Um dos suspeitos, preso no final da tarde, é pessoa em situação de rua notoriamente conhecida pela PM. “Criminoso é criminoso e não vítima da sociedade”, completa.

Eliana na Alep

A vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara de Apucarana, Eliana Rocha (Solidariedade) participou ontem, na Assembleia Legislativa do Paraná do Seminário de Capacitação às Procuradoras da Mulher. O trabalho de Eliana em frente à Procuradoria da Mulher do legislativo local tem se tornado uma referência e a vereadora vem atuando como consultora na instalação de procuradorias na região. Em Curitiba, a vereadora teve a possibilidade de trocar experiências com todo Estado, tanto em relação aos projetos de lei desenvolvidos quanto do trabalho administrativo que envolve o funcionamento de uma procuradoria. Vale ressaltar, que a procuradoria local está em vias de ganhar nova sede.

Esgoto para Mauá  da Serra

O prefeito de Mauá da Serra, Giva Lopes (União) assinou ontem, junto a representantes da Sanepar, do legislativo local e da empresa responsável, a ordem de serviço para a elaboração do projeto que vai levar sistema de esgotamento sanitário no município. A instalação da rede, destaca o prefeito, atende a uma demanda histórica de saúde e também de desenvolvimento. O projeto tem um investimento de R$ 1,4 milhão e há bastante trabalho pela frente para garantir que a cidade passe dos atuais 0% para 70% de cobertura até 2030, conforme Marco Legal do Saneamento. A próxima etapa será o desenvolvimento dos estudos e do projeto de engenharia para a obra.

Gleisi recebe prefeitos

Prefeitos, vereadores e lideranças da Amuvi - Associação de Municípios do Vale do Ivaí são esperados hoje em Apucarana em encontro regional organizado pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT) e o presidente estadual do partido, deputado Arilson Chiorato. O encontro, que seria realizado na sede da Adefiap, mudou de lugar e acontece a partir das 19h30 no Clube 28 de Janeiro, que é mais espaçoso. Segundo a ministra, a agenda em Apucarana é uma oportunidade para apresentar os avanços do governo federal e fortalecer a mobilização política no Paraná, construindo alianças e dialogando sobre as eleições 2026 e também as municipais de 2028. O PT não tem nenhum prefeito eleito no Vale do Ivaí. 

Receita de sucesso

No início do mês, a Associação da Gastronomia da Rua Oswaldo Cruz (Agastroc), completou um ano de fundação em Apucarana. A entidade atualmente conta com 20 associados, entre bares, restaurantes e empresas do setor de alimentação, localizados tanto na Oswaldo Cruz quanto no seu entorno. A caracterização da rua gastronômica é fruto de uma iniciativa muito bem sucedida da Câmara de Apucarana. A lei municipal que instituiu as regras de funcionamento do espaço, de autoria de Tiago Cordeiro (PDT) e do então vereador Rodrigo Liévore Recife, foi aprovada em 2023 após ampla discussão e audiência pública, ouvindo empresários e moradores da região. Deu muito certo.