POLÍTICA

min de leitura - #

No Paraná, Alckmin defende a execução da reforma tributária

Da Redação

| Edição de 20 de março de 2024 | Atualizado em 20 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia No Paraná, Alckmin defende a execução da reforma tributária

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O vice-presidente da República e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), participou na manhã desta quarta-feira, em Curitiba, do Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), que acontece no Viasoft Experiience. Evento é promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e reúne cerca de 4 mil participantes entre prefeitos, secretários municipais e outros gestores públicos do Paraná e de outros estados. O encontro, que termina nesta quinta-feira, objetiva apresentar iniciativas e políticas públicas para o fortalecimento das cidades.

Geraldo Alckmin falou aos participantes sobre a necessidade da implementação da Reforma Tributária no País, projeto que deve ser regulamentado até o final deste mês. Para o vice-presidente, a medida é importante para desengessar o País e promover o crescimento da economia.

A Reforma Tributária foi aprovada no final do ano passado e deve começar a ser implementada entre 2025 até 2032. A medida prevê a extinção de cinco tributos, que serão absorvidos por outros impostos.

Porém, a medida é alvo de polêmica por parte dos prefeitos dos municípios brasileiros, já que os gestores municipais alegam que a iniciativa causará perda nos repasses de tributos às cidades. 

O presidente da AMP, prefeito Edimar Santos (PRD), de Santa Cecília do Pavão, falou sobre a necessidade de fortalecer os municípios. Ele defendeu aprovação de vários projetos da pauta municipalista que tramitam em Brasília.

Durante o evento, Geraldo Alckmin, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, e o presidente do Parque Tecnológico da Itaipu, Irineu Colombo, assinaram o convênio “Governança Participativa para Sustentabilidade”.

O convênio objetiva promover, por meio da educação ambiental e da cultura, o enraizamento dos conceitos e valores do Programa Itaipu Mais que Energia, que objetiva fomentar a conexão e a integração com as políticas públicas do Governo Federal no território paranaense e na região sul do Mato Grosso do Sul. 

Enio Verri afirmou que o programa objetiva apoiar os 434 municípios dos dois estados. “Os recursos do Itaipu Mais que Energia não são aleatórios e já estão depositados nas contas dos municípios desde dezembro. “Este convênio prova a firmeza da Itaipu na geração de energia limpa, mas com inclusão social, defesa do meio ambiente e desenvolvimento regional “, disse.

A Itaipu Binacional sinalizou a realização de R$ 2,3 bilhões de investimentos no Paraná e no Mato Grosso do Sul.