POLÍTICA

min de leitura - #

No terceiro ano de gestão, Ivaiporã cumpre 87% das metas de governo

Da Redação

| Edição de 26 de dezembro de 2023 | Atualizado em 26 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia No terceiro ano de gestão, Ivaiporã cumpre 87% das metas de governo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), e o vice-prefeito Marcelo Reis (PTB) se reuniram com os secretários municipais de Administração, Agricultura, Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte, Indústria e Comércio, Meio Ambiente, Obras, Planejamento e Finanças, Saúde e Viação para analisar o 3º ano de mandato e especialmente as metas do plano de governo.

De acordo com a administração municipal, com planejamento e determinação a gestão já cumpriu 87% das 155 metas estabelecidas no Plano de Governo. Por isso, é possível classificar 2023 como um ano extraordinário devido à execução de diversas obras, sejam relacionadas à Saúde, Educação, Assistência Social ou Infraestrutura. No entanto, diversas obras e ações, que não faziam parte do plano de governo, também foram executadas ou iniciadas em 2023.

Carlos Gil e Marcelo Reis observam que Ivaiporã também foi destaque estadual, nacional e internacional ao ser reconhecida por duas instituições americanas como Cidade Árvore do Mundo (Tree Cities of The World 2022), além de vencer o Prêmio Cidades Sustentáveis com o Programa Cultivando Água Limpa; conquistar o Certificado de Reconhecimento e o 2º lugar em Educação no 11º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) com o projeto Centro Novo de Ivaiporã: Fortalecido, Sustentável e Desenvolvido, e com o programa Estudante Exemplar; conquistar o 1º lugar estadual e nacional no Prêmio Band Cidades Excelentes – pilar Saúde e Bem-Estar, considerando as cidades entre 30 mil e 100 mil habitantes; ser finalista estadual geral no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; e o prêmio Destaque Profissional do Crea atribuído ao secretário de Obras, Bruno Montoro.

Carlos Gil e Marcelo Reis parabenizaram os secretários municipais de Saúde (Cristiane Pantaleão), Obras (Bruno Montoro), Meio Ambiente (Denise Kusminski), Educação (Adriano Diglio) e Administração (Cristina Mareze), além da coordenadora geral da Saúde, Janaina Barbosa, controladora interna, Vânia Almeida, e o contador Ronald Barbosa pelo comprometimento com o serviço público que resultou nas premiações.

“Vivenciamos um ano marcado pela execução de obras importantes que impactaram positivamente a vida da população. Além disso, é gratificante ver Ivaiporã reconhecida nacional e internacionalmente por práticas sustentáveis e projetos inovadores. Trata-se do reflexo do trabalho de várias equipes que priorizam o serviço público”, afirmou Carlos Gil. “O esforço conjunto das equipes foi fundamental para concretizarmos projetos, obras e ações. A meta é dar continuidade em 2024”, completa o vice-prefeito Marcelo Reis.

Carlos Gil e Marcelo Reis destacam alguns feitos de 2023

No último final de semana, o prefeito Carlos Gil e o vice-prefeito Marcelo Reis apresentaram, em entrevista coletiva à imprensa local e regional, as realizações de 2023, abrangendo diversas áreas municipais e destacando as premiações obtidas pela administração.

Ambos observam que, durante a gestão, foram realizadas por exemplo ações significativas, como a doação de 5 alqueires ao IFPR (Instituto Federal do Paraná) de Ivaiporã, o cumprimento antecipado das Propostas 2030 do Codesi, o anúncio da construção de casas populares no Jardim Nova Porã, e a inauguração da Central da Agricultura Familiar.

Outros marcos incluem a reinauguração do Centro da Juventude e da Escola Municipal Ignes de Souza Caetano, a aquisição de 7 ônibus escolares, o lançamento da Casa da Memória – Parque Jardim Botânico, e a retomada do tradicional concurso Garota Expovale.

Além disso, a cidade testemunhou o desenvolvimento do esporte náutico e basquete 3x3, a construção do Parque de Exposições e a retomada da Expovale, a geração de empregos mantendo números positivos por 3 anos consecutivos, e o destaque em premiações estadual, nacional e internacional. Medidas como a manutenção do IPTU sem aumento, a redução de 50% na taxa de iluminação, a substituição de 4.400 lâmpadas comuns por LED na cidade e nos distritos, e a inauguração da Usina Fotovoltaica contribuíram para a modernização da cidade.