O Paraná segue avançando na proteção feminina, alcançando um marco histórico na defesa dos direitos das mulheres. Com a implantação de novas Procuradorias da Mulher, o estado atinge a expressiva marca de 171 unidades (março de 2025), consolidando-se como referência nacional no fortalecimento dessa rede de apoio.
Juntam-se à maior rede de Procuradorias da Mulher do Paraná os municípios de Bandeirantes, Santa Inês, Itaguajé, Guamiranga, Ribeirão do Pinhal, Diamante D’Oeste e Bituruna. Essa expansão demonstra o compromisso do Paraná em garantir um futuro mais seguro e igualitário para suas cidadãs.
A Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná (ProMu), deputada Cloara Pinheiro, celebrou o avanço e destacou a importância da iniciativa. “Cada nova Procuradoria é uma vitória para todas nós, um passo importante rumo à garantia de um futuro mais justo e acolhedor para as mulheres paranaenses. Com muito trabalho, dedicação e parcerias, seguimos firmes na luta por mais direitos e igualdade”, afirmou a parlamentar que foi mantida no comando para o biênio 2025/26.
Desde sua criação, a ProMu da Assembleia Legislativa tem desempenhado um papel fundamental no suporte às vítimas de violência e na capacitação das procuradoras municipais. A entidade tem realizado milhares de atendimentos, garantindo orientação e assistência adequadas.