As secretarias da Educação (Seed), da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) oficializaram ontem protocolo de intenções que estabelece uma parceria estratégica para o fortalecimento das cooperativas escolares nos colégios agrícolas do Paraná. A solenidade ocorreu durante o Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, em Curitiba, e marcou o início de uma ação intersetorial voltada ao desenvolvimento rural sustentável e à formação cidadã e profissional de jovens do campo.
O principal objetivo do acordo é promover implantação, regularização e consolidação das cooperativas escolares, além de incentivar sua integração com as cooperativas agroindustriais paranaenses. A iniciativa busca disseminar a cultura cooperativista, fomentar a qualificação da mão de obra voltada ao setor agroindustrial e reforçar a educação profissional no meio rural.
“Vamos assinar essa transformação nas escolas agrícolas, algo que irá ajudar muito nossos estudantes, transformando esses alunos em futuros cooperados e que, com certeza, irá contribuir muito ao nosso Estado”, afirmou o governador em exercício Darci Piana, durante o evento.
A Ocepar, que já colaborou diretamente na criação de 20 cooperativas escolares, ampliará sua atuação com o novo protocolo. Estão previstas mentorias, desenvolvimento de projetos conjuntos com a Seed e a Seab, ações voltadas à inovação e medidas que garantam a viabilidade jurídica dessas entidades escolares.
Conforme o diretor de Educação da Seed, Anderfábio Oliveira dos Santos, a medida fortalece os vínculos entre o ensino técnico e o setor produtivo. “É um projeto que está trazendo frutos. A instituição das cooperativas agrícolas nas nossas escolas é uma oportunidade para elas rentabilizarem as diversas culturas que executam. Queremos cada vez mais nos aproximar dos setores produtivos e das cooperativas”, destacou.
A parceria também destacada pelo secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Marcio Nunes, que ressaltou a relevância da integração entre educação e desenvolvimento social. “Quando você consegue tirar a educação do seu próprio setor e trazer ela para promover desenvolvimento com a sociedade, é algo extraordinário”, disse.
COOPERATIVAS- ESCOLA
O modelo atual de cooperativas-escola do Paraná foi implementado oficialmente pelo Governo do Estado em 2023, com posterior regulamentação em 2024.
A proposta permite que as escolas agropecuárias da rede estadual atuem como unidades produtivas com personalidade jurídica própria, mantendo o foco pedagógico. Atualmente, 21 colégios já funcionam com a nova estrutura e outras cinco unidades estão em processo de adequação.