As eleições municipais no País, que tiveram a campanha eleitoral iniciada na última sexta-feira, contarão com 83 deputados federais na disputa, incluindo 18 mulheres. São 74 concorrendo a vagas de prefeito, 2 de vice-prefeito e sete de vereador. O número de deputados candidatos é superior às eleições de 2020, quando 59 disputaram vagas de prefeito e 7 de vice-prefeito - 66 no total.
Com isso, a corrida municipal deste ano volta ao patamar de eleições anteriores, como a de 2016, quando 82 deputados foram candidatos. A relação, divulgada pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, está dividida entre 61 deputados titulares e 22 suplentes.
No Paraná, são cinco os deputados federais candidatos: Aliel Machado (PV), que disputa a Prefeitura de Ponta Grossa; Diego Garcia (Republicanos), que concorre à Prefeitura de Londrina; Geraldo Mendes (União Brasil), candidato a prefeito de São José dos Pinhais; e Luciano Ducci (PSB), que está na disputa pela Prefeitura de Curitiba.
A deputada federal Rosângela Moro (União Brasil), esposa do senador Sérgio Moro (União Brasil), concorre ao cargo de vice-prefeita de Curitiba na chapa do deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil).
De outro lado, na Assembleia Legislativa do Paraná, 11 dos 54 deputados estaduais também estão na corrida eleitoral deste ano para prefeito ou vice, o que dá um total de 16 parlamentares do Estado disputando prefeituras no pleito deste ano
Os estaduais são Maria Victória (PP) e Ney Leprevost (União Brasil), candidatos a prefeito na Capital; Tiago Amaral (PSD) e Tercílio Turini (MDB), que disputam a Prefeitura de Londrina; Mabel Canto (PSDB) e Marcelo Rangel (PSD), concorrentes à Prefeitura de Ponta Grossa; e os candidatos a prefeito Marcel Micheletto (PL), em Assis Chateaubriand; Dr. Antenor (PT), em Guarapuava; Douglas Fabrício (Cidadania), em Campo Mourão; e Márcio Pacheco (PP), em Cascavel. O deputado Goura (PDT) é candidato a vice-prefeito de Curitiba na chapa de Luciano Ducci (PSB).
No momento, as eleições municipais contam com 457.162 candidatos, sendo 15.439 para prefeito, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral. (TSE) Os números ainda podem mudar até 16 de setembro, data limite para julgamento dos pedidos de registro de candidatura ou pedido de substituição de candidatos. Foram registradas 2.316 candidatas a prefeita (15% do total). Dos candidatos a prefeito, 5.063 se declararam pardos (33%) e 677 pretos (4%).