POLÍTICA

min de leitura - #

TRE e Assembleia firmam parceria

Da Redação

| Edição de 20 de janeiro de 2026 | Atualizado em 20 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Assembleia Legislativa do Paraná e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) firmaram, na tarde de ontem termo de cooperação institucional. A colaboração visa ao desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à promoção da cidadania, da educação política e eleitoral. O presidente da Casa de Leis, deputado estadual Alexandre Curi (PSD), que assinou , destacou a importância da cooperação. “São ações conjuntas que visam ao fortalecimento da democracia, à educação cívica e ao incentivo ao voto. O Paraná é o quinto estado com o maior número de eleitores devido a uma campanha da Assembleia Legislativa com o Tribunal Regional Eleitoral que incentiva os jovens com menos de dezoito anos a fazerem seu título para poder votar e participar”, afirmou. O desembargador Sigurd Roberto Bengtsson representou o TRE.

Júnior nega estreia na TV

O ex-prefeito Junior da Femac (MDB) negou ontem a esta coluna que esteja se preparando para estrear um programa televisivo. “Não sei de onde tiraram isso”, comentou o apucaranense, após uma publicação que apontava sua suposta participação em um canal de TV de Ibiporã circular pela cidade e região. Junior afirma que, no momento, está focado apenas nos negócios da família. Após deixar o cargo, o ex-prefeito de Apucarana, que é engenheiro, voltou a comandar a Lajes Femac e afirma estar dissociado da política. Junior não pode disputar as eleições deste ano porque está inelegível por decisão do TRE  -Tribunal Regional Eleitoral.

 Cinco anos de vacina

Há cinco anos, as primeiras doses de vacinas contra a covid-19 começavam a chegar no Paraná, abrindo caminho para o fim da pandemia. Em 20 de janeiro de 2021, a Secretaria de Estado da Saúde fez uma força-tarefa para encaminhar os lotes de imunizante para todas as 22 Regionais de Saúde do Paraná. A data foi citada ontem pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Uma data que não se deve comemorar, mas se deve lembrar”, afirma o secretário, que é um defensor incondicional e persistente da vacinação — tema que, nos últimos anos, virou campo de batalha ideológica, um enorme desserviço para a saúde pública.

Manueira entrega kits

O prefeito de Sabáudia, Hugo Manueira (PSD), colocou ontem em vigor a lei municipal 904, que ficou popularmente conhecida como “kit lanche”, regulamentando o fornecimento de alimentação para pacientes do município que seguem para outras cidades para tratamento médico. O projeto de lei, na verdade, começou a ser discutido na legislatura passada pela então vereadora Alessandra Biazon (Podemos), mas, sem apoio do Executivo, a ideia não vingou. Como o prefeito Hugo deu sinal verde, a atual legislatura, comandada pelo presidente da Casa, André Luiz da Silva (PL), deu sequência à proposta. Os alimentos, inclusive, começaram a ser distribuídos ontem.

Pesquisa do MDB

Está prevista para esta sexta-feira (23) a divulgação de dados da primeira pesquisa eleitoral do MDB. A sondagem foi registrada no último sábado (17) pelo Instituto Paraná Pesquisas e vai avaliar cenários da disputa pelo Palácio Iguaçu, além de mensurar intenções de votos na disputa presidencial e no Senado, que neste ano terá duas vagas a serem preenchidas. Com o retorno de Alvaro Dias para a legenda, o MDB quer testar seu poder de votos. O nome dele está sendo testado tanto para o governo do Estado como para o Senado. A pesquisa, segundo dados disponibilizados no TRE, vai ouvir 1.300 eleitores no Paraná.