O vice-prefeito de Cambira, Ricardo Farias (Podemos), assumiu ontem interinamente a chefia do Poder Executivo municipal. Ele permanecerá no cargo até o dia 20 de janeiro, período em que a prefeita Ana Lúcia de Oliveira (MDB) estará em férias. A transmissão temporária do cargo foi oficializada na tarde de segunda-feira (5), após publicação do Decreto Legislativo nº 03/2025. O objetivo da medida é garantir a continuidade administrativa e o funcionamento regular dos serviços públicos durante a ausência da titular.
Ao se licenciar, a prefeita destacou a confiança no substituto. “Deixo a Prefeitura com tranquilidade. O Ricardo conhece bem a administração, participa ativamente e tem total capacidade para conduzir os trabalhos nesse período”, afirmou Ana Lúcia.
União nas eleições
O empresário Luis Bertoli, de Apucarana, é pré-candidato declarado a deputado estadual nas eleições de outubro. Bem relacionamento nos meios políticos e empresariais da cidade, ele não esconde o desejo de encarar em 2026 a disputa eleitoral após ensaiar a sua candidatura nos últimos pleitos. No entanto, Luis Bertoli tem afirmado a amigos que irá concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa desde que haja união em torno do seu nome. Ainda sem partido após deixar o MDB, o empresário vê com preocupação o apoio dado por lideranças locais, mais uma vez, a nomes de fora e o excesso de concorrentes, que mais querem dividir os votos do que pensar no futuro de Apucarana.
Fim do recesso
Após o período de recesso, a Câmara Municipal de Apucarana retomou na segunda-feira as suas atividades administrativas. Embora as sessões ordinárias sigam suspensas e estejam previstas para retornar apenas no início de fevereiro, os vereadores retomaram o trabalho nos gabinetes, dando andamento a demandas internas e atendimentos à população. Alguns projetos, inclusive, já foram protocolados visando a retomada das sessões ordinárias. Durante esse intervalo, a convocação de sessões extraordinárias não está descartada, embora, até o momento, não haja nenhuma programação.
Novos ônibus
O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota (União Brasil), classificou como “histórica” a entrega dos novos 22 ônibus do transporte coletivo, realizada ontem pela VAL e Prefeitura. Segundo Rodolfo, a renovação da frota é fruto de uma nova relação construída com a concessionária do serviço na cidade. Com aporte de R$ 14 milhões, os veículos — além de garantir acessibilidade — são equipados com Wi-Fi gratuito, câmeras de monitoramento e motores com tecnologia Euro 6, que reduzem em até 80% a emissão de poluentes. Além dos novos veículos, o prefeito anunciou que uma parceria
com a VAL e o Governo do Estado resultará na instalação de 350 novos abrigos cobertos em pontos de ônibus de diversos bairros.
Aposentadoria no Senado
O paranaense Oriovisto Guimarães (PSDB) é um dos quatro senadores que devem se aposentar neste ano. Aos 80 anos, o parlamentar cumprirá seu único mandato e não deve concorrer à reeleição em 2026. Outros senadores que vão ficar de fora da disputa de outubro são Cid Gomes (PSB-CE), de 62 anos, eleito senador uma vez; Jader Barbalho (MDB-PA), de 81 anos, eleito senador três vezes; e Paulo Paim (PT-RS), de 75 anos, eleito senador três vezes. Por outro lado, ao menos 33 senadores devem tentar a reeleição em outubro de 2026, quando 54 cadeiras do Senado, dois terços do total de 81, estarão em disputa.