OPINIÃO

3min de leitura - #

Concessão do transporte é vitória de Apucarana

Da Redação

| Edição de 28 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Depois de mais de 40 anos de espera, o serviço de transporte público de Apucarana finalmente irá funcionar sob concessão licitada, o que pode ser considerado uma vitória da administração municipal. A corrente de quatro décadas em que o transporte foi feito em regime de permissão foi finalmente quebrada. Através das exigências previstas em edital, o sistema promete melhorias na prestação do serviço, com tarifa congelada por mais de um ano.

De acordo com reportagem publicada na edição de ontem da Tribuna, o trabalho da Viação Apucarana Ltda. (VAL) terá início sob o novo regime a partir deste domingo (1). Além de uma frota moderna, com tempo médio de uso de quatro anos, o contrato de concessão prevê que a VAL realize uma série de outros investimentos em prol do usuário. Conforme ficou estabelecido no contrato firmado com a empresa, serão instalados 700 pontos de ônibus novos, num prazo de 5 anos. Deste total, 70 pontos de ônibus serão entregues até o aniversário de Apucarana, no dia 28 de janeiro.
Com a permissão, a prefeitura tinha pouca margem para exigir grandes mudanças na forma de atuação. Como o Ministério Público já afirmou, o contrato firmado desde a década de 1970 entre empresa e município é precário. Já a licitação lista várias contrapartidas que precisam ser dadas pela empresa. Por isso, a expectativa é de uma substancial melhoria nos serviços.
A concessão deverá ser um marco para o município, que poderá ter um serviço de qualidade, com novidades tecnológicas, resultando em mais conforto para o usuário. Em tempos de mudança na mentalidade da sociedade e maior foco em opções mais sustentáveis para locomoção, a implementação da concessão chega em boa hora. O investimento em qualidade do transporte coletivo é mais do que bem-vindo. Com isso, a expectativa é de que o número de usuários aumente ainda mais na cidade.