OPINIÃO

min de leitura - #

Perguntas que aumentam a produtividade

Da Redação

| Edição de 18 de outubro de 2022 | Atualizado em 18 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Perguntas que aumentam 
a produtividade

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Você se dedica àquilo que pensa que é preciso, eu sei. Mas o que acha de se fazer algumas perguntas antes de começar a agir? Perguntas que podem garantir que você realize o que realmente importa.

A mais básica de todas é “por que estou fazendo isso?” Trabalhar em algo sem saber a razão é mau. Essencial é conhecer o propósito de cada tarefa. 

“Que problema estou resolvendo?” É a correção de um erro? É uma reclamação de cliente? É um problema real? Ou imaginário?

“Isso é realmente útil?” Quantas vezes fazemos coisas pensando terem um objetivo, e depois constatamos que são vazias ou inócuas.

“Isto vai somar algum valor?” Olhe. Preste atenção. Ter atitude é fácil para quem quer. Adicionar valor, por outro lado, é difícil demais. O que você está se dedicando a fazer vai tornar o seu produto ou serviço mais valioso para os clientes? 

“Existe um jeito mais fácil ou simples de fazer?” Em geral, os problemas são simples; nós é que os complicamos. 

Que tal fazer perguntas como estas antes, por exemplo, de convocar uma reunião que irá tirar cinco ou seis pessoas do trabalho por uma hora? Ou, quem sabe na seguinte situação: “vale a pena ficar trabalhando até tarde, hoje? Se eu terminar amanhã não dará na mesma?” 

Faça perguntas sempre – a si mesmo, aos demais envolvidos etc. É importante ao menos tê-las em mente a fim de aumentar a sua consciência. E depois, tenha coragem de agir com base nas conclusões a que chegar. Abandonar “o que você faz” ou “como tem feito” pode ser a saída ideal e exata para melhorar a sua produtividade. 

Portanto, não gaste o seu tempo valioso com ações inúteis.