POLÍTICA

min de leitura - #

Alckmin diz que modelo tributário do País é caótico

Agencia Brasil

| Edição de 28 de março de 2023 | Atualizado em 28 de março de 2023
Imagem descritiva da notícia Alckmin diz que modelo tributário do País é caótico

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), defende uma reforma tributária que traga eficiência econômica para o País. Representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele falou nesta terça-feira pela manhã, na abertura oficial da 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

A reforma tributária e o pacto federativo são os temas centrais para os prefeitos nesta edição da marcha, que reúne cerca de 10 mil gestores. A CNM defende a mudança na legislação para que o tributo fique na cidade onde houve o consumo. Atualmente, o dinheiro vai para o município da sede da empresa fornecedora.

Para Alckmin, o modelo tributário brasileiro é “caótico” e “injusto”, tanto na cobrança quanto na distribuição de recursos. Segundo o vice-presidente, a disparidade na distribuição varia de R$ 30 a quase R$ 9 mil per capita para os municípios. “Há uma conscientização de que o modelo tributário nosso é caótico, que leva a uma judicialização altíssima. Esse modelo atual tem um custo muito elevado para pagar imposto tal é a complexidade tributária. Ele é injusto na maneira como arrecada porque está excessivamente em cima de consumo”, disse, comparando que, nos Estados Unidos, os tributos sobre consumo são em torno de 20%, enquanto no Brasil chegam a quase 50%.

“Esse modelo tributário dificulta a exportação porque acumula crédito. Ele não estimula investimento. Essa é uma reforma que traz eficiência econômica que é o que o Brasil precisa para crescer mais forte”, afirmou. (AGÊNCIA BRASIL)