POLÍTICA

min de leitura - #

Apucarana pede apoio do FNDE para concluir escola e três CMEIs

DA REDAÇÃO

| Edição de 24 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), manteve reunião nesta quarta-feira, em Brasília, com o Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte. Na audiência foram tratados os trâmites burocráticos necessários visando a conclusão de quatro obras do Governo Federal, via FNDE, em Apucarana. Obras estão paralisadas por falta de liberação de recursos do Governo Federal.

“Trata-se da Escola Municipal José Domingos Scarpelini, no Residencial Interlagos, e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) no Jardim Catuaí, Núcleo Habitacional Afonso Camargo e no Sanches dos Santos”, informou o prefeito, acrescentando que solicitou a ajuda do presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, no sentido de concluir até o mês de julho as obras dos três CMEIs.
Durante a reunião, conforme anunciou o prefeito, foi autorizado um novo processo de licitação para a conclusão das obras da escola do Interlagos. “A licitação acontecerá já no mês de março. E, na mesma reunião com o presidente do FNDE, encaminhamos o projeto para a construção da escola do Residencial Solo Sagrado, já com o novo modelo padrão do FNDE, no valor de 7,8 milhões de reais”, informou.
A reunião com a cúpula do FNDE, em Brasília, foi agendada pelo deputado federal Sérgio Souza (MDB), que também participou das tratativas. No período da manhã, o prefeito Junior da Femac manteve encontro com a equipe técnica do órgão, para tratar do encaminhamento de cada uma das quatro obras. “Tivemos, também da equipe técnica do FNDE, todo o apoio para concluirmos as obras”, ressaltou Junior da Femac.
Em maio de 2021, o Município de Apucarana já havia tentado formalizar um acordo com o FNDE, para finalizar as quatro obras do Governo Federal e, posteriormente, obter ressarcimento dos recursos aplicados. Contudo, em função do prazo de vigência dos convênios ter se esgotado em mais de 10 mil obras de escolas e creches por todo o país, o acordo não aconteceu. 
“Agora vislumbramos a possibilidade de retomar e concluir estas quatro importantes obras em Apucarana. Queremos abrir mais quatrocentas vagas para as crianças da região do Interlagos na nova Escola Municipal José Domingos Scarpelini. E também outras quatrocentas vagas para crianças em três novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), no Núcleo Afonso Alves de Camargo, Residencial Sanches dos Santos e Jardim Catuaí”, pontuou Junior após a reunião mantida com o presidente do FNDE.