POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Apucarana aprova extinção de cargos

Da Redação

| Edição de 06 de março de 2023 | Atualizado em 06 de março de 2023
Imagem descritiva da notícia Câmara de Apucarana aprova extinção de cargos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em sessão ordinária realizada na tarde desta sexta-feira, a Câmara de Vereadores de Apucarana votou e aprovou por unanimidade um projeto de lei complementar e um projeto de resolução do Poder Legislativo, além de dois projetos de lei e dois requerimentos dos vereadores.

O Projeto de Lei Complementar dispõe sobre a estrutura administrativa da Câmara. A proposta prevê a extinção de cargos de auxiliar de manutenção e de chefe de manutenção. Já o Projeto de Resolução dispõe sobre o pagamento de despesas pelo regime de adiantamento e estabelece normas para a respectiva prestação de contas. Esse projeto contempla a necessidade administrativa da Câmara para cobrir pequenas despesas para casos imprevistos e urgentes, de valores tão diminutos que, considerando os princípios de razoabilidade e da eficiência pública, não se justificaria a mobilização de toda a estrutura do sistema licitatório para aquisições onde o custo e a morosidade seriam mais onerosos à administração que a compra direta.

De autoria do vereador Lucas Leugi (PP), foi aprovado projeto de lei que concede a Comenda Cidade Alta de Mérito Profissional Apucaranense à empresa Baterias Eletran, pelos 60 anos de atividades e serviços prestados ao Município de Apucarana. E um projeto de Moisés Tavares (Cidadania) declara de utilidade pública o Grupo Espírita Mensageiros da Paz (Gempaz).

Também foram aprovados um requerimento do vereador Moisés Tavares, que sugere ao Executivo e ao Idepplan a realização de campanhas permanentes de trânsito, em relação a utilização das rotatórias no município; e outro do vereador Lucas Leugi que pede informações à Gerência da Rumo/ALL Logística, sobre o cronograma de roçagem da faixa de domínio da empresa no ano de 2023.

No início da sessão, o médico Eduardo Endo, a convite do vereador Moisés Tavares, ocupou a tribuna para relatar uma série de informações sobre o câncer de intestino, que está entre os tipos de câncer que mais causam morte, no país. Endo reforçou que neste mês ocorre uma série de ações em todo o país, no âmbito da saúde pública, sobre o Março Azul, em que se destacam os cuidados preventivos contra a doença. (DA REDAÇÃO)