POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Arapongas quer limpar pauta de projetos

Edison Costa

| Edição de 10 de dezembro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Vereadores de Arapongas realiza na próxima terça-feira (dia 15) a última sessão ordinária antes do recesso parlamentar, que tem início no dia seguinte e vai até dia 1º de fevereiro. Antes disso, no entanto, haverá uma sessão extraordinária no próximo dia 17 para finalizar a votação de projetos de urgência e outras matérias em trâmite.

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de Arapongas quer limpar pauta de projetos

Segundo o presidente do Legislativo, vereador Valdeir José Pereira (SD), o Maringá, a Câmara tem hoje pelo menos 14 projetos em trâmite que precisam ser votados antes do final do ano. Ele destaca entre eles os planos de Cargos, Carreira e Salários dos Servidores Municipais e o Plano de Cargos e Salários do Quadro Próprio do Magistério. Esses projetos deverão ser apreciados em primeira votação no dia 15 e em redação final na extraordinária do dia 17.

Por enquanto, ambos estão na fase de apresentação de emendas, que serão analisadas pelas comissões. O vereador Evangelista Pereira da Silva (PHS), o Lita Evangelista, informou ontem que só ele apresentou quatro emendas. Uma delas que obriga uma revisão do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Servidores Municipais e da própria tabela de salários a cada 24 meses. Segundo ele, isso é bom para que a própria administração, em conjunto com a assessoria jurídica e o sindicato, faça uma avaliação daquilo que está sendo feito.

CONTAS

O vereador Maringá acrescenta, por sua vez, que até o dia 28 deste mês pretende fechar as contas do Legislativo e marcar a devolução das sobras do exercício para a administração municipal. Ele acredita que o valor deverá se situar em torno de R$ 1,6 milhão. “Fizemos uma boa economia durante o ano e assim vamos continuar”, afirma Maringá.

REQUERIMENTOS

Na sessão ordinária de anteontem à noite, os vereadores apreciaram e votaram em discussão única dois requerimentos de autoria dos vereadores.

Um dos requerimentos é de iniciativa do vereador Jair Milani (PP), que dispõe sobre a concessão da Comenda Tiradentes a Vera Lúcia Membrive Casagrande, fundadora e presidente da Missão Sagrada Família e participante do Grupo de Oração Nossa Senhora Aparecida.

Outro é de iniciativa do vereador Rubens Franzin Manoel (PP), que requer o encaminhamento de oficio ao secretário municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Vanderlei Carlos Sartori Júnior, solicitando informações a respeito da Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis realizada pela município em parceria com a Codar – Companhia de Desenvolvimento de Arapongas.