POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 11 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Honraria e aplausos 

Pelo menos duas matérias constantes da ordem do dia da sessão ordinária da Câmara de Apucarana, que será realizada nesta segunda-feira, tratam de homenagens especiais a personalidades do município. Um projeto de lei do vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB) concede o título de Cidadão Honorário ao sr. Luiz Carlos Bracarense Costa. E uma Moção de Aplausos, de autoria da vereadora Jossuela Pirelli (PROS), é endereçada ao padre José Roberto Rezende, atualmente cura da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense como um todo.

Sucesso no lançamento
O lançamento do livro “Alma e História das Ruas de Apucarana”, dentro da comemoração dos 78 anos do município, realizado na noite de quarta-feira, no Cine Teatro Fênix, foi um sucesso. Familiares dos homenageados vieram de Curitiba, Maringá, Londrina e outras cidades. A emoção foi marcante, com a valorização da história de Apucarana, e o resgate da trajetória de 25 personalidades que cederam seus nomes para ruas e avenidas da área central da cidade. O neto de Rene Camargo de Azambuza, o médico e advogado Ernesto Kugler, que é apucaranense e reside em Curitiba há 50 anos, fez questão de participar, acompanhado por seus dois filhos e bisnetos de Rene Camargo. Ele enalteceu a iniciativa da Prefeitura ao promover o conhecimento e a cultura. 
“Ditadura das canetas”
Em conversa com apoiadores nesta quinta, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a falar em ditadura e disse que “algo” irá acontecer nos próximos dias para “salvar” o Brasil’. Antes, Bolsonaro falava sobre os regimes impostos em Cuba e na Venezuela. “Qual a diferença de uma ditadura que vem pelas armas, como é em Cuba e Venezuela, e a ditadura que vem pelas canetas? Nenhuma. Vocês sabem o que está acontecendo no Brasil. Acredito em Deus e nos próximos dias vai acontecer algo que vai nos salvar no Brasil. Tenham certeza disso”. A menção à “ditadura das canetas” é uma referência ao Supremo Tribunal Federal (STF), que em outras ocasiões ele criticou “canetadas de ministros”.

Rodoviária em Lunardelli
O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grolla (PSD), anunciou nesta semana que, depois de muito tempo de espera, finalmente a cidade terá sua rodoviária para atender aos ônibus do transporte intermunicipal e interestadual. Atualmente o embarque e desembarque de passageiros são feitos em um ponto de ônibus improvisado. A obra, orçada em R$ 340 mil, será bancada com recursos próprios do município e construída num terreno nas proximidades da prefeitura. Lunardelli recebe milhares de romeiros durante o ano no Santuário de Santa Rita de Cássia, em especial na semana de 22 de maio, dia da padroeira.