POLÍTICA

min de leitura - #

Curisco na Política

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de janeiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Federações partidárias

Estreiam nesta eleição as federações partidárias, que serão a associação de partidos para disputar a eleição. Ao contrário das coligações, a federação é para os quatro anos do mandato. Os partidos se aliam nas eleições para tempo de TV e divisão do Fundão Eleitoral. As federações nacionais irão valer no estado.

Os mais votados
Três candidatos a deputado federal devem atingir a casa dos trezentos mil votos no Paraná. Beto Richa, do PSDB; Gleisi Hoffmann, do PT e Deltan Dallagnol, do Podemos. Os três, conseguindo votações expressivas, devem eleger para seus partidos outros candidatos.

Campeão de votos
Para deputado estadual, o campeão de votos deve ser o atual deputado estadual Alexandre Curi. Curi fez 147 mil votos em 2018 e agora deve chegar na casa dos duzentos mil votos.

Covid
O número de casos não para de crescer em Apucarana, no estado e no País. Apucarana deve fechar o mês com cerca de dez mil pessoas contaminadas somente em janeiro. E depois de trinta dias sem mortes em Apucarana, na segunda-feira foi confirmado um óbito por covid.

Podemos 

O senador Álvaro Dias assumiu a presidência do Podemos estadual. O encontro foi ontem em Curitiba e contou com a presença da presidente nacional do partido, Renata Abreu, do candidato Sérgio Moro e dos três senadores do Paraná e membros do Podemos do estado. Álvaro Dias assume o partido neste ano eleitoral para deixar o Podemos ainda mais forte nas eleições. O partido tem Moro como candidato a presidente e, no Paraná, deve apoiar o candidato Ratinho Júnior para o governo, além de ter o senador Álvaro como candidato ao Senado.