Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 33%. Ciro Gomes (PDT) tem 7% e Simone Tebet (MDB) tem 5%.
Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Padre Kelmon (PTB) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto.
Em relação à pesquisa anterior do Datafolha, de 15 de setembro, Lula oscilou de 45% para 47%. Já Bolsonaro se manteve com 33%. Ciro oscilou de 8% para 7% e Tebet manteve 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 2% para 1%.
Em branco/nulo/nenhum: 4% (4% na pesquisa anterior). Não sabe: 2% (2% na pesquisa anterior).
A pesquisa ouviu 6.754 pessoas em 343 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-04180/2022.
VOTOS VÁLIDOS
Em relação aos votos válidos (que não levam em conta os votos nulos, brancos e indecisos), Lula tem 50% e Bolsonaro, 35%. Neste aspecto, segundo o Datafolha, não é possível afirmar se a eleição será ou não decidida no primeiro turno.
O novo levantamento aponta que o ex-presidente Lula (PT) venceria o presidente Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno. Os índices são os mesmos do levantamento anterior, de 15 de setembro, ou seja, Lula venceria as eleições com 54%, enquanto Bolsonaro teria 38%.
POR REGIÃO
Lula e Bolsonaro estão empatados tecnicamente na região Sul (40% para o petista e 39% para Bolsonaro), Centro-Oeste (Bolsonaro está com 41%, ante 38% de Lula) e Norte (42% Lula x 36% Bolsonaro). No Sudeste, Lula tem 41% e Bolsonaro 36%. No Nordeste, Lula tem 62% e Bolsonaro 24%.
REJEIÇÃO
A pesquisa mostra ainda que mais da metade do eleitorado (52%) não votaria no presidente Jair Bolsonaro de jeito nenhum. Os que dizem não votar em Lula são 39%. Ciro Gomes tem uma rejeição de 24%, Simone Tebet, 15%.
Em relação à pesquisa anterior, de 15 de setembro, Bolsonaro oscilou um ponto para baixo, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Já o petista oscilou um ponto para cima, de 38% para 39%.