POLÍTICA

min de leitura - #

Deputadas lançam campanha de combate à violência política

Da Redação

| Edição de 29 de março de 2023 | Atualizado em 29 de março de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em conjunto com a 2ª Secretaria da Mesa Diretora, lançou nesta terça-feira a Campanha Nacional de Combate à Violência Política contra Mulheres. A ação marca o encerramento das atividades da campanha “Março Mulher” e tem por principal objetivo aumentar a representatividade feminina nos espaços de poder. 

“É muito simbólico que nós estejamos lançando essa cartilha na semana da marcha dos prefeitos. Nós acompanhamos o relato de muitas prefeitas e vereadoras, que sofrem diariamente os desafios de fazer política. E é muito importante que estejamos unidos na construção de um País mais justo e de mais oportunidades”, salienta a deputada paranaense Luísa Canziani (PSD), coordenadora da bancada feminina da Câmara.

As mulheres são a maioria da população. Dos mais de 5,5 mil municípios, apenas 12,1% são prefeitas e 16%, vereadoras. No Congresso Nacional são 91 deputadas e dez senadoras. No entanto, a deputada Luísa Canziani acrescenta que cada vez as mulheres têm participado mais ativamente da vida política do País, formulando e discutindo leis, políticas públicas e lutando pelo que acreditam. “Nós temos um olhar mais sensível às questões sociais e somos mais propensas ao diálogo. Também temos estudos realizados mundialmente que apontam que a corrupção é menor onde mais mulheres participam do governo”, salienta Luísa.

Durante a solenidade, foi feito o lançamento oficial da publicação “O que é Violência Política contra a Mulher?”, da Secretaria da Mulher, com as Edições Câmara. (DA REDAÇÃO)