Pré-candidato ao Senado, o deputado federal Alex Canziani (PTB) está lançando sua filha, Luíza Canziani (PTB), para concorrer à Câmara Federal em outubro. Luíza tem 22 anos e desde muito jovem acompanha a trajetória política do pai. Nestas eleições, ela buscará seu primeiro mandato.
Recém-aprovada no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Luíza se forma neste ano em Direito -, a filha de Canziani está percorrendo municípios do Vale do Ivaí, Norte e Norte Pioneiro para conversar com lideranças políticas e comunitárias, com objetivo de elaborar seu plano de trabalho caso eleita. Ontem, Luíza esteve em Apucarana, quando acompanhou evento no campus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Ela tem como bandeiras políticas a educação, principalmente a educação básica, e também o municipalismo. “Defendo mais incentivos à formação dos professores que atuam na primeira infância, com alunos de zero a seis anos. Acho importante mais investimentos na educação básica, que é um momento essencial no ensino”, assinala.
Luíza também defende mais recursos para os municípios. “Isso é fundamental. Hoje, 55% das receitas ficam com o governo federal e apenas 19% com os municípios. É preciso rever o pacto federativo e discutir uma reforma tributária mais justa, porque é nas cidades que as demandas surgem. Assim, mais recursos são necessários”, pontua. A pré-candidata também é uma defensora de consórcios entre os municípios, como é o caso do Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar), que reúne 173 municípios e tem como foco buscar soluções conjuntas na área da pavimentação. “Os consórcios são uma saída para unir esforços em busca de recursos, já que as demandas nos municípios são praticamente as mesmas”, completa. Ela mostra otimismo para as eleições de outubro. “Estou sendo muito bem recebida e quero manter o trabalho desenvolvido pelo meu pai, que foi deputado federal por cinco mandatos e agora disputará o Senado”, assinala.