Mais cinco nomes que vão ocupar o primeiro escalão do governo do Estado neste novo mandato foram anunciados nesta quarta-feira pelo governador Ratinho Junior (PSD), que também confirmou quem ficará na subchefia da Casa Civil. Com isso, já foram anunciados os ocupantes de 30 secretarias, empresas públicas e órgãos da administração pública estadual que participarão da gestão pelos próximos quatro anos.
Faltam serem definidos ainda os comandos de quatro secretarias: Infraestrutura e Logística; Turismo, Justiça e Cidadania; e Secretaria da Mulher e Igualdade Racial.
O deputado estadual Mauro Moraes (União Brasil) estará à frente da recém-criada Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, que é um desmembramento da antiga Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Dando continuidade à gestão, Luiz Fernando Garcia permanecerá na presidência da Portos do Paraná e Adriano Furtado na diretoria-geral do Detran.
O diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson Santos, vai assumir a nova Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep) que, além da Capital, vai atender as demais regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e regiões integradas do Paraná.
A novidade é o comando da Celepar. Andre Gustavo Garbosa, que foi diretor de Tecnologia da Informação da antiga Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), vai assumir a diretoria-geral da companhia. Já o subchefe da Casa Civil será Lúcio Mauro Tasso, que era diretor-geral da antiga Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU).
TRABALHO
No caso da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda, por exemplo, a pasta será responsável pelos programas de qualificação profissional em andamento, como Carretas do Conhecimento e Cartão Futuro, e pelas Agências do Trabalhador nos municípios.
Sob o comando de Mauro Moraes, a pasta também atuará com foco na economia solidária, uma tendência mundial, no gerenciamento dos recursos do Fundo de Apoio ao Trabalho, em políticas voltadas à inserção das pessoas com deficiência, egressos do sistema penal, população de rua ou em condições de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Além disso, coordenará a oferta de microcrédito ao trabalhador empreendedor, em parceria com a Fomento Paraná.