POLÍTICA

min de leitura - #

Governo Bolsonaro exonera dez ministros e nomeia substitutos

Da Redação

| Edição de 31 de março de 2022 | Atualizado em 31 de março de 2022
Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de nomeação de novos ministros ontem
Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de nomeação de novos ministros ontem

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Opresidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quinta-feira, em publicações no Diário Oficial da União, as exonerações de 10 ministros, que deixam os cargos para disputar as eleições deste ano. O prazo de desincompatibilização definido pela Lei Eleitoral termina neste sábado, dia 2 de abril.

Ainda ontem pela manhã, em cerimônia no Palácio do Planalto, Bolsonaro selou a reforma ministerial com a nomeação dos novos ministros. Coube a cada pasta, na sequência, dar posse ao novo titular em solenidade interna. 

Principal nome cotado para assumir o posto de vice na chapa à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, teve a exoneração confirmada no começo da tarde.

Estão deixando os cargos para disputar as eleições deste ano os seguintes ministros: Tereza Cristina, da Agricultura, pré-candidata ao Senado por Mato Grosso do Sul; Onyx Lorenzoni, do Trabalho e Previdência, que foi exonerado para disputar o governo do Rio Grande do Sul; Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, que vai disputar o Senado pelo Rio Grande do Norte; Gilson Machado, do Turismo, que deixa o cargo para disputar o Senado por Pernambuco; Tarcísio de Freitas deixa o Ministério da Infraestrutura para disputar o governo de São Paulo; Flávia Arruda deixa a Secretaria de Governo para ser candidata a senadora pelo Distrito Federal; Damares Alves sai do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos para disputar um cargo ainda não definido no Pará; João Roma sai do Ministério da Cidadania para ser candidato a governador do Estado da Bahia; Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, é pré-candidato a deputado federal por São Paulo; e Walter Braga Netto, do Ministério da Defesa, sai do cargo cotado para ser candidato a vice de Bolsonaro.

SUBSTITUTOS

Durante a cerimônia em que foram assinados os atos de posse dos novos ministros, Bolsonaro agradeceu aos que deixaram os cargos e desejou boa sorte aos novos ocupantes da Esplanada.

“Até perguntei: vocês têm certeza dessa decisão de assumir? Porque não é fácil, serão olhados com lupa”, disse Bolsonaro, que informou já ter se reunido com os novos ministros há dois dias.

Os substitutos nomeados por Bolsonaro são os seguintes: Paulo César Rezende Alvim, ministério da Ciência e Tecnologia; Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, Ministério do Desenvolvimento Regional; Carlos Alberto Gomes de Brito, Ministério do Turismo; Ronaldo Vieira Bento, Ministério da Cidadania; Cristiane Rodrigues Britto, Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; José Carlos Oliveira, Trabalho e Previdência; Marcos Montes Cordeiro, Agricultura; Marcelo Sampaio, Infraestrutura; Célio Faria Junior, Secretaria de Governo; e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que assume o Ministério da Defesa.