POLÍTICA

min de leitura - #

Justiça eleitoral confirma nomes de Miguel e Décio na Câmara de Arapongas

Edison Costa

| Edição de 25 de maio de 2023 | Atualizado em 25 de maio de 2023
Imagem descritiva da notícia Justiça eleitoral confirma nomes de Miguel e Décio na Câmara de Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ojuiz da 61ª Zona Eleitoral da Comarca de Arapongas, Gabriel Rocha Zenum, oficializou nesta quinta-feira como novos vereadores do município os candidatos Miguel Messias (PSC) e Décio Rosanelli (Podemos). Eles vão assumir as vagas do até então presidente do Legislativo, Rubens Franzin Manoel, o Rubão, e de Paulo César de Araújo, o Pastor do Mercado, ambos do União Brasil, que tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Rubão e Pastor do Mercado perderam seus mandatos porque o TSE determinou a anulação de todos os votos dos candidatos a vereador do antigo partido DEM (atual União Brasil) em ação de investigação eleitoral que apontou fraude na composição da chapa referente à cota de gênero de candidaturas masculinas e femininas nas eleições de 2020. A ação foi impetrada pelo partido Podemos e pelo candidato a vereador Décio Rosanelli (Podemos).

Todos os 6.064 votos obtidos pela chapa de candidatos a vereador do DEM foram anulados. Com isso, uma nova totalização de votos, com emissão do relatório da apuração final, foi feita nesta quinta-feira no Fórum Eleitoral de Arapongas pelo juiz Gabriel Zenum, junto com a chefe do Cartório Eleitoral, Mariângela de Souza Mello. 

O ato foi acompanhado por representantes do Ministério Público Eleitoral, de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e candidatos a vereador interessados no resultado final do pleito.

Ainda nesta quinta-feira o juiz eleitoral enviou ofício à Câmara Municipal informando sobre o resultado da apuração final de votos, com os nomes dos dois candidatos a vereador que devem tomar posse de imediato. Miguel Messias obteve 638 votos e Décio Rosanelli 501 nas eleições municipais de 2020.

O vereador Marcelo Junio de Souza (DC), o Professor Marcelinho, que responde como presidente da Casa de Leis interinamente, informou que, tão logo receba esta notificação da Justiça Eleitoral, os dois novos vereadores serão convocados para que sua posse aconteça já na próxima sessão, segunda-feira (29). Após a posse, ainda de acordo com o Professor Marcelinho, será iniciado o processo de votação para a escolha do novo presidente da Câmara e da mesa diretora. 

Enquanto isso, vereadores cassados prometeram entrar com recurso contra a decisão do TSE. Eles alegam não ter participado da organização da chapa de candidatos a vereador do partido.