POLÍTICA

min de leitura - #

Pesquisa indica que Ratinho Junior pode vencer as eleições no 1º turno

Edison Costa

| Edição de 16 de setembro de 2022 | Atualizado em 16 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Pesquisa indica que Ratinho Junior pode vencer as eleições no 1º turno

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Pesquisa Ipec (antigo Ibope) encomendada pela RPC e divulgada nesta sexta-feira revela os índices de intenção de voto do eleitorado para o Governo do Paraná. O atual governador Ratinho Junior (PSD) tem 55%, contra 28% de Requião (PT), uma diferença de 27 pontos percentuais em favor do candidato à reeleição.

No levantamento anterior, feito em agosto, Ratinho Junior tinha 46% das intenções de voto e Requião 24%. Neste contexto, Ratinho Junior registrou um crescimento de 9 pontos percentuais, enquanto Requião subiu 4 pontos.

De acordo com o Ipec, formado por antigos executivos do Ibope, se a eleição fosse hoje Ratinho Junior teria 62,5% dos votos válidos contra 37,5% de todos os seus adversários somados, o que lhe garantiria uma vitória com folga no primeiro turno.

Todos os candidatos ao Palácio Iguaçu foram apresentados aos eleitores na pesquisa estimulada. Ricardo Gomyde (PDT) aparece em terceiro lugar nas intenções de voto, porém com apenas 2%; Solange Bueno (PMN), 1%; Professora Angela (PSOL), 1%; Professor Ivan (PSTU), 1%; e Joni Correia (DC), 1%; Vivi Mota (PCB) e Adriano Teixeira (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos somam 6% e não sabem ou não responderam, 6%.

A pesquisa divulgada nesta sexta ouviu 1.200 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro, em 57 municípios paranaenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01166/2022; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o código PR-02436/2022.

SENADO

A pesquisa Ipec encomendada pela RPC também ouviu os eleitores paranaenses sobre a intenção de votos para o Senado., O levantamento mostrou que Alvaro Dias (Podemos) soma 36% da preferência do eleitorado, enquanto Sergio Moro (União Brasil) tem 25%., Em agosto, na sondagem anterior, Alvaro Dias tinha 35% das intenções de voto e Moro, 24%.

Na sequência aparecem Paulo Martins (PL), com 8%; Rosane Ferreira (PV), 3%; Orlando Pessuti (MDB), 2%; Aline Sleutjes (PROS), 2%; Desiree (PDT), 1%; Laerson Matias (PSOL), 1%; e Roberto França Junior (PCO), 1%. Dr. Saboia (PMN) não pontuou. Brancos e nulos, 8%. Não sabem ou não responderam, 13%.